Tecnológicas do Óbidos Parque na Web Summit 2019

Newoxygen e Makewise

83

A Newoxygen e a Makewise, empresas do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, estão de regresso ao maior e mais importante evento tecnológico a nível mundial, com soluções inovadoras para a área dos Transportes, do Retalho e da Restauração. Esta é a terceira participação das duas tecnológicas na Web Summit, uma aposta que valida a importância que reconhecem ao evento, quer pela sua magnitude e projeção, quer pelas oportunidades que potencia.

“O objetivo da nossa presença na Web Summit é promover este ano o nosso software bTransport, que tem tido grande tração” a nível nacional, e que “já começa a dar alguns passos a nível internacional, designadamente em França”, revela Paulo Sábio, CEO da Newoxygen. “O bTransport é um SaaS [Software as a Service] que tem como objetivo otimizar as empresas de transportes, permitindo a partilha de cargas e de transportes através de uma plataforma onde [as mesmas] são disponibilizadas e atualizadas ao minuto”. “As empresas de transportes podem alugar camiões com e sem motorista para alugar a terceiros, assim como ter acesso a cargas para preencher espaços vazios no camião ou até fazer serviços completos. Vemos este software como uma mais-valia para o mercado das transportadoras por conseguir adaptar-se à realidade de cada uma, proporcionando uma redução de custos”. Para além da visibilidade e promoção da solução bTransport, a Newoxygen procura também, ao longo dos dias de cimeira, “possíveis investimentos e interessados no projeto”, conclui Paulo Sábio.

“As soluções que vamos apresentar têm como objetivo automatizar operações do dia a dia das empresas, com recurso a Inteligência Artificial e Visão por Computador”, revela, por seu turno, Gonçalo Abreu, CEO da Makewise. Entre elas estão soluções para a área dos Transportes (identificação de clientes com falta de pagamento em postos de combustível e clientes com necessidades especiais), do Retalho (deteção de quebra iminente de stock de produtos em prateleiras de loja, chamada automática do próximo cliente em fila única quando uma caixa passa a estar disponível) e da Restauração (linha de caixa totalmente automática que calcula a conta a pagar com base na imagem dos alimentos). À Web Summit, a Makewise leva estas e outras soluções, já com clientes “e aplicação em cenários reais”. “Renovamos a presença com o objetivo de desenvolver novas oportunidades de negócio, estabelecer parcerias e contactar com investidores”, conclui Gonçalo Abreu.

A Web Summit posiciona-se como o maior e mais importante evento tecnológico a nível mundial e decorre mesmo aqui ao lado. “É notável voltarmos a ter as nossas empresas na cimeira, a exporem e a promoverem as suas soluções. É acima de tudo revelador da sua procura e esforço pelo desenvolvimento de produtos altamente tecnológicos e diferenciadores, todos já validados pelo mercado”, afirma Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

A Web Summit 2019 decorre até ao dia 7 de Novembro.

Press Release (pdf)