Utentes do Melhor Idade com informação nas áreas dos primeiros socorros, segurança e incêndios

Bombeiros Voluntários de Óbidos

72

Englobada num plano mais vasto, teve início no dia 22 de Outubro a primeira formação que está a ser ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos, que, em parceria com o Município e através do seu programa Melhor Idade, proporciona aos utentes a possibilidade de terem acesso a informação muito útil nas áreas dos primeiros socorros, segurança e incêndios.

Nesta primeira fase, que decorre até ao final do ano, deslocar-se-ão a vários centros, para formarem e informarem os utentes sobre as principais medidas de primeiros socorros.

Os conteúdos a abordar são os seguintes: a) Cadeia da sobrevivência; b) Sistema Integrado de Emergência Médica – Como ligar 112; c) Suporte Básico de Vida; d) Posição Lateral de Segurança; e) Desobstrução da Via Áreas; f) Doenças súbitas (AVC, Enfartes, Diabetes, Hipertensão, Intoxicações); g) Trauma (feridas e fraturas)

No dia 22 de Outubro, a sessão decorreu na UFA – A-da-Gorda, com a presença de cerca de 40 utentes dos centros da A-da-Gorda, Capeleira e Pinhal. As próximas sessões estão agendadas para dia 05 e 19 de Novembro, nas Gaeiras e Sobral da Lagoa , respectivamente, e 03 e 17 de Dezembro, no Arelho e Olho Marinho.

No próximo ano terão início no dia 14 de Janeiro, as primeiras sessões sobre segurança, a decorrer no Pinhal. Oportunamente será divulgada informação com todas as datas disponíveis, para que quem esteja interessado p0ssa participar.

Recorde-se que o Programa MELHOR IDADE – Rede Municipal de Centro de Dia e de Convívio, foi implementado em 2005. Atualmente estão em funcionamento 13 centros de convívio, distribuídos pela área geográfica do concelho, com cerca de 400 pessoas inscritas, maioritariamente com 65 anos ou mais.

Com 13 instituições parceiras, entre IPSS e associações culturais e recreativas, as 7 Juntas de Freguesia do concelho, 13 animadores socioculturais, auxiliares de serviços gerais, o Programa Melhor Idade é hoje uma realidade incontornável na área do envelhecimento ativo e que, ao longo destes 14 anos, tem apoiado muitos idosos e as suas famílias, proporcionando apoio diário, serviço de almoço e lanche, frequência de várias atividades desportivas de forma gratuita (ginástica, hidroginástica…), passeios, apoio psicossocial, apoio psicológico, consultas de nutrição, formações na área da saúde oral, saúde em geral, rastreios, formação na área da segurança e prevenção, frequência gratuita de transporte municipal – OBI, idas para a praia do Bom Sucesso e Consolação (meses de Julho e Agosto), entre muitas outras.

Para além destas parcerias formais, o programa conta com vários parceiros, que têm sido fundamentais na dinamização de atividades de promoção e prevenção nas mais diversas áreas, da segurança à saúde.