Convívios “Melhor Idade” direcionados para a consciencialização e educação ambiental

Espaço Ó oferece a todos os utentes copos reutilizáveis para celebrar o Magusto

829

No próximo dia 14 de Novembro, pelas 14h30, realizar-se-á, no Salão do Pinhal de Óbidos, mais um convívio do Programa Municipal “ Melhor Idade”, desta vez, dedicado ao Magusto. Para além das habituais castanhas assadas e muita animação, haverá um lanche partilhado e uma oferta muito especial.

Considerando o empenho do Município de Óbidos no fomento e consciencialização das suas comunidades para práticas e estilos de vida mais sustentáveis, foi feita uma parceria com a LPN – Liga para a Proteção da Natureza para a realização de sessões de informação/sensibilização com os utentes do Programa Melhor Idade.

Os convívios do Programa Municipal Melhor Idade são geradores de muitos resíduos. O uso recorrente ao plástico – por ser mais cómodo e não requerer recursos humanos para a sua lavagem – é uma realidade. “Mas não basta consciencializar. É preciso agir. E é nessa circunstância que o Município pretende erradicar a utilização destes materiais”, afirma José Pereira, vereador com a Ação Social.

O Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos está, através do seu programa “EcoFest”, a desenvolver um trabalho de consciencialização e mobilização da comunidade para a adoção e promoção de boas práticas ambientais. Assim, o Espaço Ó irá oferecer aos cerca de 400 utentes do Programa Melhor Idade os copos Eco-Fest para que possam ser utilizados neste e em todos os outros futuros convívios.

Note-se que esta ação está inserida numa estratégia mais abrangente, que pretende sensibilizar a população sénior para as questões ambientais, apostando na reciclagem e no uso de materiais reutilizáveis, no consumo consciente de água, de forma a compromete-los para o uso racional dos recursos. Pretende-se, por isso, com estas iniciativas, que os idosos percebam de que forma os fatores naturais e sociais exercem influências na qualidade de vida de todos.

Press Release (pdf)