Rita Gabriel e António Miranda representam Óbidos na Maratona do Porto

Nos passados dias 1 e 2 de Novembro

707

Os atletas obidenses Rita Gabriel e António Miranda estiveram presentes, nos dias 1 e 2 de Novembro, na 16ª Maratona do Porto.

Participaram cerca de 16.000 atletas, de 78 países, nas 3 provas do evento (Maratona, Family Race e Fun Race). A Expo Maratona localizou-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Aí, os maratonistas foram recebidos e entregues os kits de participante, em ambiente de grande animação, por entre dezenas de stands anunciando as inúmeras maratonas europeias.

As provas decorreram numa manhã particularmente nublada, mas com uma temperatura ideal para que se completasse a maratona confortavelmente. A partida foi dada pela campeã Fernanda Ribeiro. O percurso foi desde a zona do “Edifício Transparente”, Parque da Cidade, Matosinhos, Avenida Marginal, passando pela ponte Luís I, até à Afurada, voltando até ao Freixo e de novo a Marginal até à meta no Parque da Cidade. Foram 42 km de animação entre os atletas onde muitos se conhecem e «aproveitam para pôr a conversa em dia». Grande foi também a animação proporcionada pelas bandas musicais que animaram todo o percurso.

O vencedor foi o etíope Deso Gelmisa com o tempo de 2.09.08, seguido do queniano Kilimpo com 2.09.56. O 1º português foi o atleta Carlos Costa, em 7º, com 2.21.56. Em femininos, as 3 primeiras foram etíopes, comandadas por Bomtu Gada que demorou 2.33.38. A 1ª portuguesa foi a veterana Rosa Madureira que gastou 2.49.38.

Press Release (pdf)