A terra vai “tremer” em Óbidos e vão ser evacuados 1300 alunos

Simulacro Nacional de Sismo

849

A terra vai tremer esta manhã, em todo o País. Trata-se do exercício público anual, de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional para a Proteção Civil Preventiva e dinamizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Este ano, a 7.ª Edição realiza-se a 15 de Novembro, às 11h15, e, em Óbidos, o simulacro será feito em todos os complexos escolares do agrupamento de escolas Josefa de Óbidos. O exercício irá abranger a participação de 1367 alunos e cerca de 150 docentes e ainda o pessoal não docente.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo. Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Segundo a ANEPC, “este exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na persecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam.” “O objetivo é comprometer e envolver todos os cidadãos na construção de uma sociedade mais segura e resiliente a catástrofes”, conclui.