Banda Filarmónica de Óbidos selecionada para concurso em Espanha

IV Certamen de Bandas Juveniles “Memorial Francisco Fort”

272

A Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO) foi selecionada para o Concurso de Bandas Juvenis “Memorial Francisco Fort”, em Moncada, perto de Valência, Espanha. A IV edição deste evento decorre nos dias 29 de Fevereiro e 2 de Março de 2020. A banda obidense, através da sua Orquestra Juvenil, em 2018 e 2019, esteve presente no certame e foi a vencedora na categoria “Online”.

Apenas duas bandas foram selecionadas para representar Portugal, neste evento. A de Óbidos e a de Santo Estêvão, Benavente. Ambas são dirigidas pelo maestro João Raquel.

O concurso, com organização do «El Centro Artístico Musical de Moncada» conta com 19 bandas musicais, de 6 províncias espanholas e de 3 países diferentes.

A Banda da SMRO concorre na categoria Online. Esta secção consiste no envio de uma gravação ininterrupta das peças (no modo concerto, sem cortes) de áudio e vídeo com uma câmara fixa, podendo-se utilizar microfones para capturar o áudio da interpretação dos trabalhos submetidos ao concurso. Esta secção será regida pelas mesmas bases que as secções presenciais, exceto pelo limite do número de músicos.

Segundo o maestro João Raquel, “os concursos são momentos de evolução, onde tentamos dar o melhor de nós, o melhor dos nossos grupos… este é o nosso objetivo”, acrescentando, “pretendemos fazer o melhor possível, nunca queremos ser melhores que ninguém… apenas melhores que nós próprios”.

Cartaz