“Vernissage – Bring Nature to Design” na Josefa de Óbidos

Mostra de projetos do Curso Científico-Humanísticos de Artes Visuais

1631

No passado dia 12 de Novembro, ao início da noite, pais e restante comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos foram convidados a assistir, na escola sede, ao evento “Vernissage – Bring Nature to Design”, uma mostra de projetos, com a curadoria dos alunos do 12.º ano, do Curso Científico-Humanísticos de Artes Visuais.

O acolhimento aos convidados foi realizado no auditório da escola, onde foram apresentados os projetos “Herbário Artístico” e “Design de Moda” e os seus criadores.

Posteriormente, em itinerância, os presentes foram convidados a observar as exposições patentes em diferentes espaços da escola. No Ateliê Josefa, foi apresentada a escultura “Herbário Artístico” e todo o processo criativo inerente à sua execução. No espaço da Galeria Josefa, os convidados puderam conhecer o processo criativo do projeto “Design de Moda”, nomeadamente o processo de criação dos figurinos de papel para apresentação no desfile de moda. Num momento final, com ambiente de passerelle, os alunos desfilaram, apresentando os figurinos que criaram em papel, na zona do bar da escola.

Esta mostra foi desenvolvida no âmbito de um trabalho de articulação curricular entre a disciplina de Desenho A, ministrada pela professora Maria José Chaves, e o Ateliê Josefa, da responsabilidade da técnica Elisabeth Rocha. Os dois projetos, constantes no Plano Anual de Atividades do agrupamento, foram iniciados no ano letivo transato e concluídos no presente período letivo. O processo criativo foi desenvolvido em diferentes fases: investigação, conceção, planificação, projetação e experimentação.

A escultura intitulada “Herbário Artístico” é composta por 14 layers / camadas de vidro com aplicação de técnicas mistas, de pintura em vidro e colagem de elementos orgânicos. A sua criação teve como referências artísticas as obras do artista Dustin Yellin, a pintura “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh, e o auto-retrato do pintor. As bases de suporte estrutural da escultura foram executadas pelo Centro Logístico da secção de Carpintaria do Município de Óbidos.

O projeto “Design de Moda” consistiu na criação de figurinos de papel, para apresentação num desfile de moda. Os alunos fizeram explorações plásticas bidimensionais de aguarela sobre papel, realizaram um estudo da figura humana com base nos cânones estilistas e criaram croquis com proposta cromática e teste de cor. Numa fase posterior, criaram figurinos em protótipos, como representação tridimensional do trabalho desenvolvido na fase anterior, com aplicação de técnicas de corte, colagem e modelagem de papel.

Associaram-se ao projeto o professor bibliotecário, Luís Germano, no âmbito do Projeto Ler Óbidos, Movimento 14-20 a Ler, integrado no Plano Nacional Leitura 2020, e a professora da disciplina de Português, Fernanda Gouveia. Esta parceria assentou na rubrica “Calçamos sapatos, mas vestimos poemas!”, a partir da qual, e usando o conceito wearables, com aplicação de códigos QR (código de resposta rápida), cada aluno escolheu um poeta e um poema que remetem para a conceção inicial do croqui do figurino.

Durante o evento, foi servido um Welcome Drink pelos alunos dos Cursos de Educação e Formação e do Curso Profissional de Restauração, sob orientação dos professores João Alpalhão e Jorge Claro. Os convidados tiveram, então, oportunidade de degustar cocktails sem álcool, vários tipos de queijos, patés, salgadinhos e uma seleção de bolos e biscoitos confecionados pelos alunos no Ateliê de Gastronomia. Os alunos efetuaram ainda um serviço de confeção ao vivo.