Cerca de 90 artistas de todo o País mostram 1800 presépios nas Gaeiras

Peça de escultor premiado internacionalmente é uma das novidades

364

Mais de 1800 presépios, de cerca de 90 artistas (artesãos), irão estar expostos na edição de 2019 da Grande Exposição de Presépios da vila das Gaeiras. Nesta 13ª mostra, a organização anuncia, entre outras novidades, um presépio em madeira do escultor José Costa, que já viu as suas peças premiadas em vários países. Inserida no evento Óbidos Vila Natal, a exposição vai decorrer no Convento de S. Miguel, Gaeiras.

A Junta de Freguesia de Gaeiras, que organiza a mostra, adianta que, “mais uma vez, a diversidade de materiais utilizados pelos artesãos confere a esta exposição uma riqueza e grandiosidade que não deixará ninguém indiferente”. “São, ao longo dos últimos anos, a grande referência da nossa mostra, que já é uma referência a nível nacional para os colecionadores. Obras em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, tecidos, joalharia, papel, latas de sardinha, entre outros, feitas por artistas/artesãos vindos de todo o País”, dizem os responsáveis.

Ainda segundo a organização, “há uma elevada procura de artistas em participar na mostra e expositores que participam desde a primeira edição”.

Vai estar uma ceramista residente, Paula Clemente, com presépios em barro que representam as aldeias saloias da região. Tal como na edição de 2018, irão estar presentes os presépios feitos por famílias cristãs, da Terra Santa, em madeira de oliveira.

A Grande Exposição de Presépios será inaugurada às 15h30, do dia 7 de Dezembro, com animação musical natalícia. A mostra fica patente até ao dia 29 de Dezembro. Poderá ser visitada diariamente das 14h30 às 18h00. Entradas livres.

O evento conta com o apoio do Município de Óbidos e Óbidos Criativa, E.M..

Informações:
Junta de Freguesia de Gaeiras
Telef.: 262 958 671
Email: junta.gaeiras@mail.telepac.pt

Cartaz