Óbidos é o concelho da região Oeste que apresenta a taxa de desemprego mais baixa em relação à população ativa, indicam os dados do IEFP avançados por Célia Roque, diretora do Centro de Emprego de Oeste Norte, durante o workshop “O IEFP + Perto”, que decorreu quinta-feira, 21, no Óbidos Parque.
Numa análise aos 12 municípios que integram a região, Óbidos regista, em termos relativos, uma taxa de desemprego de 3,3%, seguindo-se Alcobaça, com 3,7%, Arruda dos Vinhos, 3,9%, e Bombarral, com 4,0%. No município de Caldas da Rainha, o número de pessoas em situação de desemprego corresponde a 4,2% da população ativa.
Ainda em termos relativos, Peniche e Torres Vedras são, por seu turno, os municípios que apresentam a taxa de desemprego mais elevada: 4,7%.
Pela região a ouvir os empresários
O workshop “O IEFP + Perto” é uma iniciativa do Centro de Emprego de Oeste Norte, promovida em parceria com a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, no âmbito da Semana do Empregador (assinalada anualmente).
Dirigida às entidades empregadoras e já realizada noutros concelhos da região, tem como objetivo ouvir os empresários sobre as suas necessidades e desafios à empregabilidade, e apresentar possíveis soluções. Na passada quinta-feira, 21, a ação passou pelo Óbidos Parque, tendo contado com a presença de algumas empresas da nossa comunidade.
Na ocasião foram apresentadas as diversas medidas de apoio à contratação disponíveis. A saber: Estágios Profissionais, medida Contrato-Emprego, Converte+, Regressar (para emigrantes que querem regressar a Portugal), Emprego Apoiado (para integração de pessoas com deficiência ou incapacidade) e ainda Formação à Medida para ativos.
Dirigiram a sessão Célia Roque, diretora do Centro de Emprego de Oeste Norte, Alzira Henriques, Gestor+ do IEFP na Região Oeste, e Ana Barreira, técnica da Autoridade para as Condições do Trabalho.