Exposição “Retratos de um Momento” mostra Presépios Vivos de Óbidos

No âmbito do evento Óbidos Vila Natal

273

Inaugura esta quinta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 18 horas, no átrio do Auditório Municipal da Casa da Música, a exposição “Retratos de um momento – Presépios Vivos em Óbidos. A exposição de fotografia, que mostra a forma como as diversas localidades do concelho de Óbidos interpretaram, o ano passado, o presépio vivo, estará patente até 5 de Janeiro de 2020.

A vila de Óbidos é conhecida nacional e internacionalmente por ser Vila Natal, atraindo milhares de pessoas para viver o espírito natalício em cada ano. O Natal é a celebração anual do nascimento de Jesus Cristo, Deus feito homem numa família humana como qualquer outra, nascido no meio da pobreza e da indiferença do mundo ao que é simples e frágil. Por isso, no Natal, com o nascimento do Filho de Deus, celebram-se também valores como a família, a solidariedade, a proteção do que é frágil e fraco.

No programa do Óbidos Vila Natal de 2018 incluiu-se um momento em que se procurou envolver a população do Concelho de Óbidos, de forma particular os mais novos, para representar um «Presépio Vivo»: com a criatividade e a generosidade de muitas pessoas, ao longo dos vários sábados e domingos da Vila Natal, contou-se com o momento alto da representação viva do presépio, tal como fez São Francisco de Assis, no ano de 1223, primeira vez em que se recriou o presépio tal como o conhecemos hoje. Passado um ano, todos somos convidados a recordar esta primeira iniciativa, na exposição «Retratos de um momento».

Recorde-se que este ano, aos fins-de-semana, a iniciativa “Presépios Vivos de Óbidos” volta a acontecer, com início na Porta da Vila, desfile na Rua Direita e encenação do Presépio na Praça de Santa Maria.

Cartaz

05dec12:00 manhã05jan11:59 tardeExposição "Retratos de um Momento"Mostra Presépios Vivos de Óbidos