“Esta praça será um espaço de vivência e de identidade territorial”

Arrancaram as obras da Praça da Criatividade, em Óbidos

4107

Começaram na passada segunda-feira, 06 de Janeiro, as obras para a construção da Praça da Criatividade. Trata-se de um investimento de 3,1 milhões de euros na requalificação da zona dos antigos armazéns da EPAC (Empresa Pública de Abastecimento de Cereais) e do antigo quartel dos bombeiros de Óbidos, junto à escultura de José Aurélio (conhecida como a mão ou pomba de Óbidos), e abrangendo o espaço ocupado por um parque de estacionamento próximo destes edifícios.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, esta obra vai “criar uma nova centralidade em Óbidos”, através de “uma enorme praça que será um espaço de vivência e de mostra do que é a identidade territorial”. No local será construído um novo Posto de Turismo e os antigos armazéns serão demolidos para dar lugar a “um edifício multifacetado, que tanto pode ser um grande auditório para concertos e conferências, como, no dia-a-dia, ser uma zona de restauração”, explicou Humberto Marques.

A Praça da Criatividade terá ainda uma zona de anfiteatro e zonas de estar e passagem, a diferentes cotas do solo. No antigo quartel dos bombeiros será criado “um lounge (zona de estar) onde vão conviver os produtos locais e a literatura, aliado a uma zona mais interpretativa dos processos ligados à viticultura”, acrescentou o autarca.

A praça, que será “um espaço de eventos e de fruição”, ficará no futuro ligada à vila com “a retirada do trânsito da estrada nacional 8 (que liga Caldas das Rainha a Óbidos), passando a circulação a ser feita por uma variante entre a rotunda na saída da A8 e a rotunda da Memória, através de um túnel rodoviário.

Press Release (pdf)