“Esta é uma obra que enche toda a população de orgulho”

Inauguração do novo Largo de São Marcos, Gaeiras

355

Foi inaugurado, no passado dia 11 de Janeiro, Feriado Municipal de Óbidos, o novo Largo de São Marcos, nas Gaeiras. Nesta sessão foram ainda homenageados, com a medalha de Mérito Municipal, Fernando Santos, seleccionador nacional de futebol, Diogo Câmara, campeão mundial de Motonáutica, David Safadinho, campeão mundial júnior de Matraquilhos, e Rui Rodrigues, correpetidor na Ópera de Berlim. Uma cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Aquando da inauguração deste novo equipamento, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos explicou “o quão difícil” foi conseguir avançar com a obra. Um processo moroso e burocrático, mas que terminou com uma nova infra-estrutura para esta freguesia do concelho de Óbidos. “Esta é uma obra que enche toda a população de orgulho, não só pelo edifício, mas, sobretudo, pelo software humano que vamos ter aqui”, afirmou Humberto Marques, acrescentando que “este é um espaço de desafios à comunidade, a toda a população e a todos os que tenham ideias e queiram sair da zona de conforto”. “Este é um espaço de criação”, concluiu.

E porque esta foi uma obra que demorou bastante tempo a ser uma realidade, o presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras, Luís Ribeiro, garantiu que tudo isto “só foi possível devido à teimosia do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques”, assegurando que é uma infra-estrutura “essencial para a Freguesia.”

Uma ideia corroborada pela ministra da Coesão Territorial, para quem “a história deste Largo tem de ser replicada no País”. “É assim que se faz desenvolvimento regional”, disse, adiantando que “esta história também nos ensina que, quando temos líderes no terreno, as coisas acontecem”. Ana Abrunhosa, que foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro aquando da tomada de decisão para a construção deste equipamento, explicou que “esta foi uma obra difícil, que acompanhei noutras funções, mas que está reerguida”. “É um gosto especial ajudar a devolver algo que é vosso, o Largo de São Marcos.”

Press Release (pdf)
• Álbum de fotos