Novo quartel da GNR de Óbidos já tem projecto-base aprovado

Investimento de 1,2 milhões de euros

1970

Foi aprovado por unanimidade, na última reunião de Câmara, realizada sexta-feira, dia 10 de Janeiro, o projecto base do novo quartel da GNR de Óbidos, fase que antecede o projecto de execução, que dá, por sua vez, início à empreitada desta obra tão esperada no concelho de Óbidos.

Recorde-se que em Julho passado já tinha sido assinado, em Óbidos, o contrato de cooperação interadministrativo entre a Câmara Municipal, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana (GNR), para a construção deste novo posto territorial de Óbidos.

O investimento de 1,2 milhões de euros vai permitir retirar o atual posto territorial da GNR do perímetro muralhado e construir o quartel “numa nova centralidade de Óbidos”, disse, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Humberto Marques. Esta obra só é possível, por um lado, porque o executivo municipal cedeu à Guarda Nacional Republicana o terreno, localizado junto ao Complexo Desportivo Municipal, e, por outro lado, porque a autarquia se substitui ao Estado como dono de obra. A cedência pelo município será pelo prazo de 50 anos, renovável por períodos de 20 anos, estabelece o contrato interadministrativo.

Quanto à construção do novo quartel, o autarca conta que, “no passado, fecharam-nos a porta, mas não desistimos. Voltámos a insistir e insistir e, hoje, é uma realidade”. Humberto Marques destaca ainda que “este novo quartel vai encurtar o tempo de socorro muito significativamente, pelo facto de não estar dentro do perímetro muralhado”. Ainda segundo o autarca, o novo imóvel também “vai melhor em muito as condições de trabalho e de conforto e vai gerar capacidade para albergar um maior número de militares”.

Press Release (pdf)