Utentes do Melhor Idade com formação em Primeiros Socorros, Segurança e Incêndios

Próxima Acção de Sensibilização será dia 30 de Janeiro

213

Englobada num plano mais vasto, teve início no dia 14 de Janeiro a primeira formação do ano de 2020, que está a ser ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos, que, em parceria com o Município e através do seu programa Melhor Idade, proporciona aos utentes a possibilidade de terem acesso a informação muito útil nas áreas dos primeiros socorros, segurança e incêndios. A próxima sessão acontece dia 30 de Janeiro, quinta-feira, no novo edifício do Largo de São Marcos, nas Gaeiras, para os Centros de Convívio do “Melhor Idade” da Areirinha, Sancheira Grande e Gaeiras.

Os conteúdos a abordar são os seguintes: a) Cadeia da sobrevivência; b) Sistema Integrado de Emergência Médica – Como ligar 112; c) Suporte Básico de Vida; d) Posição Lateral de Segurança; e) Desobstrução da Via Áreas; f) Doenças súbitas (AVC, Enfartes, Diabetes, Hipertensão, Intoxicações); g) Trauma (feridas e fracturas).

Recorde-se que o Programa MELHOR IDADE – Rede Municipal de Centro de Dia e de Convívio, foi implementado em 2005. Actualmente estão em funcionamento 13 centros de convívio, distribuídos pela área geográfica do concelho, com cerca de 400 pessoas inscritas, maioritariamente com 65 anos ou mais.