“Toma Certa” deu formação a animadoras do “Melhor Idade”

Programa visa o acompanhamento na toma de medicamentos em idosos

588

Decorreu, na Câmara Municipal de Óbidos, uma formação dirigida aos animadores dos Centros de Convívio da rede “Melhor Idade”, ministrada por enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) das Caldas da Rainha e Óbidos. Esta formação teve como principal objectivo capacitar os animadores sócio-culturais para o apoio à comunidade no regime medicamentoso. Uma formação que visou ainda identificar alterações do estado de saúde do indivíduo/pessoa e aplicar procedimentos em casos de alteração do seu estado de saúde.

Os medicamentos ajudam na manutenção da saúde, podem ajudar a viver mais tempo e podem também ajudar a gerir os problemas de saúde crónicos. Contudo, quando não são usados com segurança, podem causar graves problemas de saúde e, no limite, a morte.

Esta formação decorreu, durante os meses de Dezembro de 2019 e Fevereiro de 2020, tendo terminado no dia passado dia 27 de Fevereiro. A formação contou 13 formandas.

O programa “Toma Certa”, que está em fase de implementação, visa o acompanhamento médico e farmacêutico na toma de medicamentos, de idosos. Tem como principais objectivos promover eficácia da terapêutica prescrita pelo médico de família, promover o uso racional e adequado de medicamentos, facilitar a gestão da medicação e monitorizar parâmetros de saúde.

É um programa que está a ser desenvolvido em parceria com várias entidades, promovido pelo Município de Óbidos, através do seu programa Municipal “Melhor Idade”.