Cuidados a ter na deposição de lixo urbano e de “monstros” domésticos

Pedido de apoio e compreensão à população

217

Tem-se verificado, no concelho de Óbidos, que, pelo facto das pessoas estarem em casa, houve uma tendência maior para se fazerem as limpezas anuais, estando-se a depositar todos os tipos de resíduos nos contentores, sem que se encontrem devidamente acondicionados, assim como aumentou a solicitação à Câmara Municipal de Óbidos para a recolha de monstros domésticos ao domicílio.

Relativamente à recolha de monstros, para proteger os colaboradores e não pondo em causa a restante recolha de resíduos no concelho, a Câmara Municipal de Óbidos informa que, devido à contingência do Estado actual, não vai recolher os monstros no interior das casas dos munícipes, mas implementando o seguinte procedimento:
· Os munícipes deverão continuar a ligar para a Hidurbe (910 508 233), empresa que faz a recolha dos resíduos sólidos urbanos no concelho de Óbidos.
· Os resíduos a recolher devem ser depositados, na quinta feira de manhã junto ao contentor mais próximo.
· A Hidurbe comunica à respectiva Junta de Freguesia quais os locais onde houve deposição de “monstros” para que, na quinta-feira de manhã, a Junta de Freguesia possa proceder à desinfecção do resíduo e do local de deposição.
· À quinta-feira à tarde, os resíduos serão recolhidos pela Hidurbe.

Relativamente a deposição de resíduos nos contentores, a Câmara Municipal de Óbidos reforça a informação já avançada:
· Se tiver, na sua família pessoas infectadas (ou com essa suspeita), lembre-se que os seus resíduos também podem estar infectados. Nesse caso deverá colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade – não encher totalmente os sacos.
· Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e este deve ser depositado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados).
· Os sacos devem ser sempre colocados dentro do contentor – não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo, ou utilize quando estiver disponível.
· Para além disso, as máscaras, luvas e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.

Tendo em conta a actual situação de pandemia, existe um número elevado de munícipes que, encontrando-se no seu domicílio, procede a limpezas da habitação que geram um acréscimo acentuado de resíduos.

O Município de Óbidos apela, por isso, a todos os munícipes para que prestem especial atenção no que toca à produção e deposição de resíduos.

Os serviços de recolha mantêm-se operacionais, mas importa salvaguardar que os contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos não sejam sobrecarregados, assim como sejam cumpridas as normas relativas ao correcto acondicionamento de resíduos.

Apela-se ainda aos munícipes para não abandonarem lixo na rua e o depositarem nos contentores adequados.