Desafios do ensino à distância junta tecnológicas, educadores, pais e professores

Corporate Café online

440

Os desafios que hoje se estão a colocar ao ensino e aos seus agentes serviram de mote ao primeiro Corporate Café promovido pelo Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos em período de COVID-19, e que reuniu, a semana passada, duas dezenas de participantes, entre tecnológicas, educadores, pais e professores.

A partir de cerca de 20 diferentes home offices (escritórios em casa), foram levantadas inúmeras questões sobre como trabalhar perante uma “escola de quarentena”, garantindo, ao mesmo tempo, um ensino de qualidade e equitativo, capaz de chegar a todos os alunos.

Esta sessão resultou de um desafio lançado pelo Gabinete de Educação do Município de Óbidos, na sequência da configuração, para o online, do programa “Crescer Melhor”, um programa que contempla agora conteúdos lúdicos para as crianças das escolas de Óbidos desenvolverem em casa.

A sessão contou ainda com a participação do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e com um forte contributo de empresas do Parque Tecnológico de Óbidos na reflexão e apresentação de soluções – quer na identificação das melhores plataformas e recursos existentes, quer a nível colaborativo (apoio à formação na utilização das ferramentas digitais).

“A situação que o país enfrenta, e que está a impactar todos os setores da sociedade, veio antecipar um futuro que há muito se desenha mais digital, e impor a urgência de se reinventarem modelos e ferramentas, neste caso, educativas. O encontro que promovemos segunda-feira foi um contributo nesse sentido, e ao qual vamos dar continuidade, sobretudo nesta fase de grande mudança e rápida adaptação”, refere Miguel Silvestre, diretor-executivo do Óbidos Parque.