“É necessário aprofundar a proximidade e facilitar a vida dos nossos munícipes”

Câmara de Óbidos aumenta serviços online

1094

O portal municipal de Óbidos, assim como outros sites e contas nas redes sociais, associados ao Município, têm aumentado as suas funcionalidades nas últimas semanas, uma vez que foi necessário criar, aumentar e actualizar serviços online, tendo em conta o encerramento provisório do atendimento presencial da autarquia.

Nesse sentido, e porque esta é também uma realidade nova, há um vasto conjunto de novidades, assim como de novos procedimentos em alguns dos serviços online. “O isolamento social tem dado frutos para diminuirmos a curva de infectados e, por isso, devemos manter a distância, mas temos também de continuar a tratar dos nossos assuntos, uma vez que a vida não pára”, diz o presidente da Câmara Municipal de Óbidos. Humberto Marques afirma que, com estas medidas, “o que queremos é minimizar os impactos na vida das pessoas”. “Se antes já tínhamos o programa municipal ‘Óbidos +Próximo’, hoje, mais do que nunca, é necessário aprofundar essa proximidade e, acima de tudo, através disso, facilitar a vida dos nossos munícipes”, conclui.

Novidades online

No portal municipal de Óbidos (www.cm-obidos.pt) existe um conjunto de informações sobre os Serviços Municipais, quais as suas atribuições e competências. Tudo isso poderá ser consultado, clicando no botão “Serviços Municipais”, logo na página inicial do Portal.

Na página inicial tem também um outro botão (Medidas de Apoio) para que possa saber, em detalhe, os apoios a famílias e a empresas já disponíveis, sejam as medidas do Município de Óbidos, sejam as medidas a nível regional e nacional. É neste botão que acede à informação dos apoios atribuídos às famílias e também às famílias em dificuldades, resultantes da situação de pandemia da Covid-19.

No botão “serviços on-line” é possível consultar os regulamentos em vigor, consultar e emitir plantas de localização, aceder a serviços municipais, como os programas municipais da educação, ou os serviços da biblioteca.

Há ainda outros serviços online, como a possibilidade de proceder ao envio da contagem da água (mediante prévio registo, no acesso reservado). O munícipe pode ainda consultar o(s) seu(s) contrato(s) de água, consultar facturas emitidas pagas e por pagar, ou subscrever a factura electrónica e/ou o débito directo.

Para quem não quiser inscrever-se na plataforma de Atendimento Online, o Portal Municipal oferece a possibilidade de efectuar o preenchimento do formulário elaborado para envio da contagem da água, disponível em https://www.cm-obidos.pt/leituras, sem prévia autenticação.

Na secção administrativa central podem ser feitos pedidos de certidão de toponímia, certidão de freguesias, pedidos relacionados com os cemitérios (aquisição de coval, averbamento, certidão de alvará, inumação, permuta, entre outros), ou simplesmente fazer requerimentos genéricos em “formulários/diversos”. Tudo isto disponível em https://www.cm-obidos.pt/atendimento.

Chat para dúvidas no Óbidos Diário

Já no site do Óbidos Diário (www.obidosdiario.com), para além das informações gerais do concelho, há também um menu só destinado às informações municipais sobre a Covid-19. É igualmente possível falar com um operador disponível. Esta funcionalidade é nova e muito simples de usar. Trata-se de um “chat” onde algumas dúvidas e/ou pedidos de informação podem ser feitos. Uma outra forma de entrar em contacto directo com os serviços é através de mensagem privada, nas contas de Facebook e Instagram do Município de Óbidos.

Se não estiver familiarizado com estas tecnologias, ou forma de procedimento, a Câmara Municipal de Óbidos continua a manter os seus telefones gerais em funcionamento, onde também poderá obter as informações necessárias.

Recorde-se que, depois de declarado o Estado de Alerta Municipal, o encerramento presencial dos serviços municipais manter-se-á até dia 13 de Abril, podendo, contudo, esta data ser revista em função do desenrolar da situação pandémica na região e no País.