Óbidos Parque lança pacote de medidas para a transição digital e de apoio à economia local

Resposta aos impactos da COVID-19

259

O Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos lançou um conjunto de medidas de apoio às suas empresas, que visam, por um lado, aliviar questões de tesouraria e, por outro, prepará-las para o processo de transição e transformação digital.

Como medida imediata, a OBITEC, a entidade gestora do Óbidos Parque, vai proceder a um corte no valor dos contratos das empresas com espaço físico (perto de 40, atualmente) durante a vigência do Estado de Emergência.

Em paralelo, estão a ser preparadas novas formas de colaboração entre empresas, com o objetivo de “sermos mais inovadores na imaginação de novas oportunidades de negócio” e “para demonstrarmos o potencial inequívoco da transição digital onde temos de, definitivamente, deixar de ser apenas um discurso para sermos a prática das nossas empresas, das maiores às mais pequenas”, explica Miguel Silvestre, do Óbidos Parque. “Esta crise sanitária demonstrou a fragilidade de algumas respostas coletivas, da educação, saúde até às formas como trabalhamos. Muito do que fazemos e trabalhamos no parque desde há alguns anos faz agora mais sentido do que nunca”.

Cinco medidas de transição da crise para novas oportunidades:
1. Redução do valor das prestações de serviços do parque;
2. Criação de um grupo de apoio à sobrevivência das empresas constituído por e para empresários;
3. Banco de tecnologia de emergência para negócios e freelancers;
4. Criação de um canal gratuito de apoio à transformação digital dos negócios tradicionais;
5. Elaboração de diagnósticos de inovação gratuitos para a indústria.

“No fundo queremos devolver às nossas empresas o contributo de cada uma delas para a afirmação do projeto do parque, tal qual o conhecemos hoje, e é também um reconhecimento face ao espírito colaborativo, de união e de comunidade que sempre demonstraram, sempre que são ‘chamados’ a participar”, sublinha Miguel Silvestre.

“É importante também realçar e agradecer os inúmeros projetos e iniciativas que têm partido das nossas empresas, no sentido de ajudar a mitigar os efeitos da pandemia na nossa sociedade, e nas mais diversas frentes – educação, saúde, tecido empresarial”.

“Neste momento, graças a elas, Óbidos tem medidas de exceção na área digital, apoiando jovens infoexcluídos, disponibilizando soluções para salas de aula virtuais, projetos de informação sobre a pandemia, estando em desenvolvimento soluções de e-commerce para empresas não digitais e em produção material de proteção individual para quem está na linha da frente do combate à COVID-19”.

Press Release (pdf)