Empresas do Óbidos Parque criam respostas para ajudar comunidade

São várias as iniciativas

958

Produção de viseiras, soluções para salas de aula virtuais, apoio a jovens infoexcluídos, ou ainda uma plataforma agregadora de serviços online. Eis algumas das respostas criadas por empresas do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos para ajudar a mitigar os impactos da COVID-19 junto da comunidade.

“As nossas empresas não tardaram em reagir e isso é, para nós, motivo de orgulho. E mais nos orgulhamos ainda quando pensamos que, de repente, perante um contexto tão novo quanto adverso, nada as fez recuar”, aponta Miguel Silvestre, do Óbidos Parque.

Produção de viseiras

Ricardo Cardoso, responsável pela empresa Impactwave, produziu até agora mais de 100 viseiras em casa. Conseguiu apoiar as corporações de bombeiros do Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha, a GNR de Caldas da Rainha e a Santa Casa da Misericórdia do Bombarral. À Proteção Civil de Óbidos entregará 40 viseiras e à de Peniche 115. O equipamento terá como destino IPSS de ambos os concelhos.

Até aqui tem contado com o apoio de empresas, instituições e também de pessoas anónimas, através da oferta de material.

“A Iris Gaspar fez a ponte com a empresa PARCIGRAF que ofereceu acetatos. O António Gaspar também deu acetatos, o Sérgio Sousa (empresa TecDoor T-IT) fez a ponte com o Miguel Mendes (Graftuga), que ofereceu espuma eva. A Fátima de Barros Simões deu acetatos, elástico e espuma eva, a Livraria PITAU acetatos e elástico, o município de Óbidos acetatos, e o Ruben Bettencourt, da Pixels Brand, também contribuiu com acetatos”, revelou Ricardo Cardoso.

Faz também parte de alguns grupos de Facebook que se têm mobilizado para ajudar a comunidade, como o Movimento Maker Portugal ou o Oeste Covid-19 (através do qual já recebeu 200 acetatos e quatro bobines de filamento, oferecidos pela empresa FILKEMP).

FiqueEmCasa

O projeto FiqueEmCasa, disponível em fique-em-casa.pt, é um projeto pessoal de Mauro Mangas e Joana Nascimento, dois colaboradores de uma das nossas empresas, a Impactwave.

Reúne, num único sítio, mais de 300 serviços online – desde minimercados e mercearias a hipermercados, passando por farmácias, comida em casa, tecnologia, iniciativas de voluntariado, entretenimento, e até sugestões para os mais pequenos. Disponibiliza também links úteis com informação atualizada sobre a COVID-19. Abrange as cidades de Caldas da Rainha, Lisboa e Porto.

Salas de aula virtuais

A ipdroid ativou uma oferta para escolas e professores para permitir que “as crianças continuem a aprender”. Trata-se do acesso a salas de aula virtuais, baseadas em Moodle. Já está a servir uma turma de 24 alunos do ensino básico do Complexo dos Arcos (Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos).

Ainda no domínio da Educação, para além da disponibilização de computadores a alunos carenciados por parte de muitas das empresas do parque tecnológico, a empresa Soluções está também a dar formação a professores das escolas de Óbidos.

O Óbidos Parque, por seu turno, tem sido, nesta fase, uma bolsa de equipamentos para o funcionamento de alguns serviços do município de Óbidos, tendo disponibilizado, para o efeito, computadores. Paralelamente, está também a apoiar as escolas e os serviços educativos do município, no sentido de mitigar algumas das suas necessidades no capítulo do ensino à distância.

Press Release (pdf)