Jovens incentivados a atenuar solidão dos mais velhos em plena pandemia

Município de Óbidos apela ao voluntariado

1276

Estão abertas as inscrições para o projecto de voluntariado jovem “Vamos Conversar?”, direccionado para a 3ª idade. Numa tentativa de combater a solidão, com especial enfoque nesta altura de confinamento social.

A tarefa do jovem será, essencialmente, conversar com a pessoa, que também se candidatará. Existirá uma ligação à Óbidos Vila Literária, através de sessões conjuntas em vídeo-chamada, com várias pessoas, nas quais o jovem lerá um conto, ou poesias, seguido de uma conversa.

Pretende que esta acção seja um momento de partilha intergeracional, o avivar de memórias, a conexão com outros livros, com a música ou com os saberes populares e, ao mesmo tempo, recordar experiências de vida.

Para a vereadora com o pelouro da Juventude, “esta é uma acção muito importante, pois há alguns idosos que, por força das circunstâncias que vivemos, estão isolados, sozinhos, sem ninguém para poder conversar, ou até, informar-se sobre o que se passa”. Margarida Reis diz que “estas acções são, do ponto de vista logístico, relativamente pequenas, mas, para as pessoas são de extrema importância e é esse é também o papel de uma autarquia”.

Informações e inscrições no Serviço da Juventude de Óbidos, através do e-mail obidosjovem@gmail.com.

Cartaz