Óbidos lança Prémio Literário Lusófono

Parceria com Câmara de Comércio de Portugal Moçambique

471

A Câmara Municipal de Óbidos estabeleceu parceria com a Câmara de Comércio Portugal Moçambique para criação de novo prémio literário.

O Prémio Literário Lusófono terá como objetivo estimular a produção de obras literárias, na língua de Camões, trazendo à ribalta novos e talentosos escritores. Irá premiar os melhores, mostrando a relevância literária e cultural dos territórios que integram esta Comunidade.

A Câmara Municipal de Óbidos, através da estratégia Óbidos Vila Literária, tem desenvolvido um trabalho assertivo na área da promoção da língua e da literatura, tendo promovido a participação nos eventos literários de Óbidos de escritores provenientes de quase todos os países de língua oficial portuguesa.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “a associação de Óbidos à Câmara de Comércio é um passo natural. Estamos certos de que presentes e futuras parcerias neste âmbito contribuirão para estreitar relações entre os países de língua portuguesa. Em Óbidos, encontrarão casa e palco para a sua difusão”.

Neste momento, foi iniciado o procedimento formal para elaboração de um Regulamento próprio, que será, posteriormente, deliberado em reuniões de Câmara e Assembleia Municipal e publicado em Diário da República. Prevê-se que em 2021, já estejamos a atribuir o prémio ao vencedor da primeira edição.