Município de Óbidos lança projeto de Teatro para e com a Comunidade Local

Com o objetivo de aproximar a comunidade através da arte

365

O Município de Óbidos, assente numa estratégia de valorização do território e de desenvolvimento comunitário, desenvolveu um projeto de Teatro para e com a comunidade local. Acreditando que quem faz os lugares são as pessoas e as suas memórias, a sua identidade, o Município apostou na valorização dos lugares, na recuperação e significação das tradições, rituais, estórias locais e produtos endógenos.

Trata-se de uma iniciativa de carácter teatral que pretende desenvolver criações com e para comunidade com o objetivo de a aproximar através da arte. Pretende-se, assim, dar apoio aos grupos de teatro locais que podem, desta forma, contar com uma encenadora/atriz profissional para os auxiliar nas novas produções.

Para desenvolver este projeto, o Município conta com a atriz e encenadora Jéssica Lopes, licenciada em Teatro na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha (ESAD.CR) e residente no concelho de Óbidos.

Num momento em que tanto se fala em Património Imaterial, a preservação da nossa identidade cultural, das nossas tradições e dos nossos saberes assume grande importância.
Este projeto pretende ir ao encontro da matriz identitária do concelho de Óbidos, ou seja, trabalhar a ideia de identidade e comunidade, assim como, recuperar tradições e de certo modo mantê-las vivas na nossa memória coletiva, contribuindo, assim, para a salvaguarda do património cultural imaterial do concelho de Óbidos.

O Município de Óbidos lança, por isso, o desafio a todos os grupos de teatro locais para se associarem a este projeto usufruindo das suas mais-valias e apoio.

À meia noite, no início do Dia da Liberdade, 25 de Abril, Óbidos apresenta, na sua página de Facebook, uma pequena peça de teatro sobre a Revolução de Abril, interpretada por Jéssica Lopes, a atriz que vai agora trabalhar com a comunidade do concelho de Óbidos.