Município de Óbidos obtém Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade

Projectos de voluntariado jovem a nível internacional

222

O Município de Óbidos recebeu o Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade, ao qual se candidatou para conseguir realizar projectos de voluntariado jovem a nível internacional, quer na recepção de jovens estrangeiros em acções de voluntariado no concelho, quer com a participação de jovens do concelho em acções no estrangeiro.

O Voluntariado Jovem faz parte da estratégia de desenvolvimento do Município que tem realizado uma série de projectos através do Serviço de Juventude.

O Corpo Europeu de Solidariedade visa promover a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo jovens e organizações em actividades de solidariedade acessíveis e de alta qualidade. Oferece aos jovens actividades de voluntariado, estágios ou empregos, ou executa seus próprios projectos.

Estas acções dão aos jovens a oportunidade de mostrar solidariedade e compromisso com diferentes comunidades e ajudar a resolver situações desafiadoras em toda a Europa. Através da experiência, eles também desenvolverão as suas habilidades e obterão uma experiência pessoal inestimável.

Para participar do voluntariado, estágios e actividades profissionais do Corpo Europeu de Solidariedade, as organizações são obrigadas a obter um Selo de Qualidade. Isso é necessário para garantir a conformidade das organizações participantes com os princípios e objectivos do Corpo Europeu de Solidariedade, no que diz respeito às suas responsabilidades em todas as etapas das actividades de solidariedade.