A Junta de Freguesia de Amoreira é parceira da iniciativa “Reciclar para Aprender” que visa fazer chegar equipamento informático a crianças e jovens carenciados.
“Foi desta localidade do concelho de Óbidos que surgiu o primeiro pedido de ajuda que inspirou o projeto”, diz uma nota dos responsáveis, acrescentando que “o primeiro computador, doado pela própria presidente da Junta de Freguesia da Amoreira ao conceito do “Reciclar para Aprender”, foi só uma questão de motivar um grupo de pessoas a tornar isto útil para qualquer localidade”.
Ainda segundo a mesma nota, “detetámos que estudantes das nossas escolas não têm computador, ficando impossibilitados de aceder ao ensino remoto e essa realidade é transversal a nível nacional. De acordo com notícias publicadas na comunicação social, um em cada cinco estudantes não tem computador em casa”.
A partir de uma conversa informal, surgiu esta ideia de aplicar o conceito de economia circular para responder a esta necessidade: dar nova vida e novo dono a computadores ou dispositivos “similares” (tablets, smartphones) sem uso.
O objetivo do projeto “Reciclar para Aprender” é tirar os dispositivos eletrónicos “da gaveta para o ensino”, aplicando vários R da economia circular: reutilizar, reparar, reciclar.
Recolher, preparar e distribuir computadores sem uso para crianças em ensino remoto é o modelo que se pretende aplicar e replicar pelo País inteiro, através das comunidades locais.
Para quem pretenda ajudar na angariação de equipamentos e promovendo o “Reciclar para Aprender” em qualquer localidade, são estes os contactos:
Facebook: https://www.facebook.com/reciclarparaaprender/
Email: reciclarparaaprensder@gmail.com