Município de Óbidos felicita projecto “Medicina Vai”

Depois de terem estado em Óbidos, estudantes de medicina na linha frente COVID-19

181

Ontem voluntários em Óbidos, hoje na missão de combate à COVID-19. Referimo-nos ao grupo de voluntariado jovem “Medicina Vai” da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Recorde-se que estes estudantes de medicina estiveram em Óbidos, em Setembro passado, onde, durante uma semana, realizaram rastreios cardiovasculares gratuitos, ações de sensibilização sobre doenças sexualmente transmissíveis e iniciativas de envelhecimento ativo. Para além disso, a ação “Hospital dos Pequeninos” recriou o ambiente hospitalar de uma forma ligeira, com consultas aos bonecos das crianças, de modo a desmistificar a relação com o médico e para que estas percam o “medo da bata branca”.

Os tempos mudaram e a vontade de querer ajudar falou mais alto. Alguns deste e outros jovens permaneceram no Hospital de Campanha, no Porto, dedicando-se à missão, dando resposta aos doentes COVID-19.

O Município de Óbidos, através da vereadora do Pelouro da Saúde e Bem-Estar, Margarida Reis, contactou este grupo d jovens felicitando a agradecendo o seu esforço e dedicação a esta causa tão nobre. “Quem contactou com estes jovens percebeu o seu dinamismo”, refere a autarca, acrescentando que, “provavelmente estes futuros médicos não esperavam avançar tão cedo”. “Estão de parabéns por estarem na linha da frente”, conclui.