Serviços Municipais voltam a abrir ao público dia 27 de Maio com toda a segurança

Pré-agendamento é obrigatório

327

Na próxima quarta-feira, dia 27 de Maio, os serviços da Câmara Municipal de Óbidos reabrem ao público de forma presencial. Todos os interessados terão, obrigatoriamente, de fazer a marcação através do site www.obidos.pt, clicando no botão de “pré-agendamento” e escolhendo o serviço onde querem ser atendidos. Será sempre privilegiado o tratamento de assuntos online, sendo apenas admitidos presencialmente os casos onde tal não seja possível. Quem não tiver computador e/ou internet, poderá ligar para o telefone geral da Câmara Municipal de Óbidos, onde um funcionário ajudará o munícipe no pré-agendamento do atendimento presencial.

Estão disponíveis os serviços de Secretaria, Loteamentos e Obras Particulares, Tesouraria, Água e Saneamento, Desenvolvimento Comunitário, Coesão Social, Atendimento pelo Executivo Municipal, Consulta de Processos, Atendimento Assistido (Balcão Virtual) e Espaço do Cidadão. Ao clicar no serviço pretendido, basta preencher os campos e esperar que a Câmara Municipal de Óbidos entre em contacto. Em todos os pré-agendamentos terão de ser preenchidos obrigatoriamente os campos do nome, e-mail, NIF, sendo opcionais o número de telefone e o dia de atendimento. Nas piscinas municipais foi criado um espaço de atendimento assistido, onde os munícipes podem fazer, de forma acompanhada, o registo no balcão virtual e tratar de forma virtual os seus assuntos com o município.

Na deslocação aos Paços do Concelho, deverá identificar-se ao segurança, entrar pelo tapete de desifecção e deslocar-se directamente ao serviço pretendido. O uso de máscara é obrigatório, só sendo permitido o acesso aos locais de atendimento de uma pessoa de cada vez, devendo as restantes aguardar fora das instalações municipais, cumprindo a distância de segurança entre pessoas, de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde. No atendimento presencial, também deverá ser salvaguardada a distância de segurança e os pagamentos deverão ser realizados preferencialmente por via electrónica.

Estão, neste momento, em fase de conclusão as obras de remodelação de parte do edifício dos Paços do Concelho onde é feito o atendimento presencial. São trabalhos que vão permitir reformular a organização do espaço de atendimento ao público, permitindo manter as distâncias de segurança necessárias, entre outras medidas, devido à pandemia de COVID-19.

Desde o início da situação pandémica foi alargado o conjunto de serviços no balcão virtual, permitindo aos munícipes tratarem dos seus assuntos através de sua casa. A título de exemplo, passou a ser possível proceder à leitura do contador de água no balcão virtual, ou mesmo aceder às medidas de apoio às famílias e empresas, ou ainda a inscrição em programas municipais.

Recorde-se que assuntos relacionados com toponímia, cemitérios, águas, bolsas de estudo, apoio social, já eram possíveis tratar no balcão virtual. Em breve um conjunto de novos serviços vão ser disponibilizados através do balcão virtual.