OesteSustentável designada como Country Expert para Portugal na iniciativa EUCF – European City Facility

OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Oeste

158

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Oeste foi convidada pela FEDARENE – Federação Europeia das Agências Regionais de Energia e Ambiente, a integrar o programa European City Facility como Country Expert (Perito Nacional), deste projeto financiado pela União Europeia, através do programa Horizonte 2020.

Os Country Experts são selecionados em cada Estado Membro para fornecer suporte técnico aos candidatos e beneficiários do projeto nos respetivos idiomas nacionais.

Através do contato com a OesteSustentável, os Municípios candidatos podem solicitar apoio no processo de inscrição (por exemplo, esclarecer as necessidades de investimento e experiência das cidades, agregação / agrupamento de projetos, se aplicável), beneficiar da partilha de conhecimentos técnicos e financeiros na preparação do “conceito de investimento”, bem como receber apoio no desenvolvimento do relatório de monitorização da candidatura.

Foi desde já criado um email específico de apoio (ce.portugal@eucityfacility.eu) para todos aqueles que desejem obter esclarecimentos sobre o mecanismo EUCF.

A European City Facility consiste num instrumento ágil e simplificado de apoio à consultoria financeira e administrativa, a ser concedido a cerca de 200 entidades candidatas. Dentro desta iniciativa o “conceito de investimento” representa um primeiro passo para o financiamento de projetos em eficiência energética e energias renováveis, através de um apoio que poderá ser no valor de 60 mil euros para suportar custos associados à consultoria. Trata-se de uma iniciativa, cujo objetivo final é o de facilitar a subsequente mobilização de investimentos locais em ações de eficiência energética e energias renováveis.

A OesteSustentável, juntamente com a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) designado como Rede nacional de divulgação e promoção da EUCF, apresentaram na passada sexta-feira (dia 22 de Maio) em formato de Webinar, a European City Facility (EUCF) em Portugal.

Esta iniciativa contou com a participação de cerca noventa municípios e comunidades intermunicipais, além de agências de energia e outros stakeholders.

A primeira call estará aberta de 25 de maio a 2 de outubro (2020) e terá a duração de 2 meses, tendo sido prorrogada devido às circunstâncias extraordinárias resultantes do surto de Covid-19.

A candidatura pode ser submetida AQUI.