Olho Marinho futsal pode subir ao escalão principal

Terá que disputar play-off de subida à Liga Placard

257

A equipa de futsal da União de Amigos de Olho Marinho terminou a 1ª fase da II Divisão Nacional em 1º lugar, na época 2019/2020, e estava preparada para disputar o play-off que dava acesso à Liga Placard. No entanto, a 28 de Março deste ano, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições, em virtude do surto epidemiológico da Covid-19.

Com o plano para a reestruturação do futsal, a FPF decidiu alterar o formato da competição que irá determinar o acesso à 1.ª divisão de futsal.

Assim, o play-off será disputado no início da época 2020/2021, antes da Liga Placard, e sobem duas equipas da 2.ª divisão. Os dois clubes que ascendem à Liga Placard serão encontrados numa prova de acesso em que participarão as 12 equipas apuradas para a fase de subida na época 2019/20, em data a definir de acordo com a evolução da pandemia COVID-19 e a autorização da Direção-Geral da Saúde para o regresso das competições em recinto fechado.

As 12 equipas na disputa da prova foram ordenadas através de um ‘ranking’ que teve por base a classificação obtida na 1.ª fase da prova, pelo que o Olho Marinho (e se a direção do clube assim o decidir) vai passar diretamente para a 2.ª eliminatória onde vão participar os quatro clubes vencedores da 1.ª eliminatória e os quatro primeiros clubes do ‘ranking’ (Ferreira Zêzere, Dínamo Sanjoanense, Caxinas e UA Olho Marinho) jogando um jogo entre si. Os quatro clubes vencedores passam para a 3.ª e última eliminatória. Aí, serão decididos os dois clubes que sobem à Liga Placard.

A FPF decidiu que em 2020/21 a Liga Placard terá 16 clubes, número que se reduzirá nas épocas seguintes até 12 em 2022/23. Já a II Divisão Masculina de futsal será disputada por 88 equipas.

Plano de Reestruturação (pdf)