Óbidos apresenta-se como um destino + Seguro em tempo de pandemia

Estratégia apresentada no passado sábado

119

Foi apresentado no passado sábado, dia 27 de Junho, o programa “Óbidos + Seguro”, em Óbidos. Trata-se de um programa que engloba uma série de medidas com vista a mostrar que Óbidos é um destino turístico seguro em tempo de pandemia por COVID-19.

Este programa iniciou-se com a colocação de uma plataforma com mapa junto à Porta da Vila, onde são sugeridos percursos pedestres dentro da zona muralhada, com sentidos definidos de circulação, por forma a evitar o cruzamento entre pessoas. Foram também colocados na rua dispensadores automáticos de álcool gel, em vários locais da vila.

O programa “Óbidos + Seguro” prevê ainda a implementação de um sistema de contagem em tempo real do número de pessoas a circular no interior das muralhas, e medidores de temperatura, sistema que será acompanhado pelos serviços de Protecção Civil e GNR e que pretende limitar o acesso  a um máximo de 875 pessoas na vila; a implementação da limitação máxima de ocupação dos parques de estacionamento em função do número de pessoas em circulação na vila de Óbidos, com um limite máximo de 250 viaturas; a implementação de sinalização e painéis informativos com medidas de sensibilização e preventivas; a implementação de distribuidores automáticos de máscaras de protecção na vila de Óbidos; e a implementação de campanhas de sensibilização para o uso de máscara de protecção.

Durante os fins-de-semana, o programa prevê, igualmente, a participação dos jovens do concelho para dar as boas-vindas a todos os turistas, aconselhando os visitantes a adoptar as medidas implementadas pelo município durante a sua visita a Óbidos, nomeadamente o uso de máscaras, a colocação de gel desinfectante e a utilização dos circuitos indicados.

Os jovens interessados em participar neste programa, com idade superior a 18 anos, podem fazê-lo através do e-mail obidosjovem@gmail.com