Técnicos em formação em estimulação Multissensorial

Programa Óbidos +Ativo

1467

No passado dia 26 de Junho, 5 elementos da equipa “Óbidos + Ativo” frequentaram a formação “Terapia Snoezelen – Estimulação Multissensorial”. Esta Acão insere-se na política de formação que o pelouro da Saúde e Bem-Estar, da Câmara Municipal de Óbidos, tem vindo a implementar, na busca constante de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes. Tendo por base este princípio, o projeto da Sala Snoezelen, em Óbidos, ganha forma.

Trata-se de um projeto que visa ajudar pessoas de todas as idades e com as mais variadas patologias. A técnica Snoezelen tem múltiplos benefícios em crianças com necessidades educativas especiais, autismo, síndrome de Rett, síndrome de Down, perturbação desintegrativa da infância, Asperger, perturbação da linguagem, surdez, hiperatividade, entre outros. Em adultos, ajuda nas perturbações de ansiedade, fobias, depressão. Em pessoas idosas, ajuda na demência, como forma de estimulação.

A intervenção sensorial Snoezelen baseia-se na Teoria da Integração Sensorial. A partir dos sentidos do corpo, trabalha a capacidade de organizar as aferências sensoriais e a capacidade de organizar as respostas adaptativas de cada pessoa.

Este tipo de sala integra um conjunto diversificado de aparelhos, instrumentos e estratégias promotoras da estimulação sensorial, nomeadamente: projetores de iluminação que distribuem diferentes padrões de luz em toda a sala, colunas de bolhas de água, entre outros.