Conservação e restauro da tela “Pentecostes” da Capela do Espírito Santo, na Sancheira Grande

Trabalhos iniciaram a 14 de Julho

197

Iniciaram-se no passado dia 14 de Julho, os trabalhos referentes à intervenção de conservação e restauro da tela “Pentecostes” da Capela do Espírito Santo, na Sancheira Grande, Óbidos, com a sua remoção da estrutura retabular e transporte para atelier para ser intervencionada.

Foi possível aferir o excelente estado de conservação das madeiras da estrutura retabular, bem como da moldura que sustenta a tela, estando reunidas as condições para uma intervenção de consolidação do suporte, preenchimentos das lacunas e recuperação da tela para o seu estado original.

Recorde-se que a Câmara Municipal aprovou em reunião de câmara, que decorreu no passado dia 17 de Abril, um apoio de €2.700 à Paróquia de Santa Maria Madalena, de A-dos-Negros, para as obras de conservação e restauro deste retábulo.

“Os trabalhos vão avançar dentro desta política de salvaguarda do património que Óbidos tem tido ao longo dos últimos anos”, afirmou, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, dando como exemplo “a recuperação do Santuário do Senhor da Pedra, ou do conjunto urbano de Óbidos, onde se incluem as muralhas, a Porta da Vila, o pórtico da Igreja de Santa Maria, entre muitas outras intervenções”. Humberto Marques reconhece “a importância que este retábulo tem para a população da Sancheira” e, por isso, “vamos avançar”. “Há muito mais peças para restaurar no concelho e esse é um trabalho que nunca estará acabado e que terá de ser sempre uma prioridade”, concluiu o autarca.