Analista na Worldframe participa em repositório mundial de informação científica sobre a Covid-19

Empresa do Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos

146

Ricardo Silva, consultor em Advanced Analytics na Worldframe, empresa recém-chegada ao Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, está a participar num repositório mundial de informação sobre a COVID-19, SARS-CoV-2 e o grupo Coronavírus, criado para apoiar a comunidade médica e científica nas suas diferentes frentes de batalha.

O convite para participar nesta iniciativa, promovida por várias organizações como a Organização Mundial de Saúde, a Microsoft, a Google ou o Facebook, foi feito pela Casa Branca (EUA), tendo sido dirigido à comunidade de profissionais em Data Science para tratamento do repositório de dados Covid-19 Open Research Dataset.

“O convite chegou no dia 16 Março 2020. Ao longo de vários meses, utilizando NLP (Natural Language Processing, uma tecnologia usada para permitir que dispositivos tecnológicos entendam a linguagem do ser humano) e a partir de um repositório mundial com todos os documentos científicos publicados – até hoje são cerca de 187.000 – estamos a apoiar a comunidade médica e científica na luta contra a Covid-19”, explica o analista.

“A nossa tarefa é desenvolver sistemas de compilação de informação científica (que já está a ser utilizada). Numa base semanal, a informação é atualizada centralmente na plataforma Kaggle e distribuída por várias centenas de voluntários espalhados por todo o mundo. Existe entre todos um espírito de colaboração, aprendizagem e missão nunca visto na história, à escala planetária”, revela Ricardo Silva, cujo percurso profissional passa, maioritariamente, pela análise de dados.

A motivação? “Acredito que deste trabalho, que envolve também a Organização Mundial de Saúde, só possa sair algo de bom”. “O trabalho de todos os que estão a contribuir é pro bono, pelo que o principal retorno é a aprendizagem e a participação numa missão ímpar na história atual da humanidade”, salienta Ricardo Silva, que ao longo dos últimos meses tem alimentado o tópico “Finding a COVID-19 vaccine”.

A informação está disponível na plataforma https://www.kaggle.com/ricardosilva0/finding-a-covid-19-vaccine. É pública e aberta, podendo ser consultada a qualquer momento, por qualquer pessoa.

Press Release (pdf)