18 anos de Mercado medieval celebrados com emoção

Várias iniciativas

217

A celebração dos 18 anos do Mercado Medieval tem-se feito com grande sucesso desde o dia 16 de Julho, na Vila de Óbidos.

Para além do Roteiro Medieval, composto por doze locais, devidamente adereçados à época medieval – que foram já visitados por milhares de pessoas – têm sido realizados alguns apontamentos pela Vila de Óbidos e nas redes sociais que assinalam a ausência de realização do Mercado Medieval este ano devido à pandemia, mas que, acima de tudo, têm vindo a marcar os visitantes da Vila, bem como os fãs do evento, com evocações de registo medieval para relembrar que o Mercado Medieval estará novamente em força em Óbidos, no próximo ano.

Destacamos destes momentos a presença de grupos de música medieval como os Goliardos e o Gaiteiro d’Óbidos, a promoção de um vídeo de homenagem a todos os que ao longo destes 18 anos colaboraram para que este fosse um dos eventos de animação e recriação histórica mais importantes do País, a realização de um webinar sobre a “Peste Negra em Portugal”, transmitido para todo o mundo, e a deambulação do Saltimbanco da Chanerca pelas ruas de Óbidos com uma rábula de alerta para as medidas a tomar nesta altura de pandemia.

Estes são alguns dos episódios que têm trazido alguma emoção a Óbidos, sendo que está ainda patente também uma Exposição Militar e de Ofícios Civis, onde pode encontrar armamento militar e armaduras desde o séc. XII ao séc. XV e uma Praça de Armas no Terreiro de Santiago, onde pode treinar a sua perícia e mostrar a sua destreza e mestria no manejo do arco e da besta, da responsabilidade da Associação Armis Nostrum – Academia de Armas Históricas Europeias que se dedica ao estudo, prática e divulgação da Esgrima e Arco Histórico.

Com esta exposição pretendemos dar a conhecer às pessoas o quotidiano retratado na idade média, com os costumes de vários ofícios civis, praticados nesta época, bem como jogos de lazer. Esta exposição aborda diferentes temas como a existência de uma ordem religiosa e os seus hábitos e, como não poderia faltar a parte militar, tem armaduras de diferentes séculos e algumas armas importantes de época.

Conheça estas e outras iniciativas futuras nas páginas de facebook do Mercado Medieval de Óbidos ou do Município de Óbidos, e, com os cuidados necessários nesta altura, visite a Vila de Óbidos, sempre preparada para o receber bem e em segurança.