Casa do Povo de Óbidos com menção honrosa no Prémio BPI – Infância

Projeto “Formar pais ao domicílio”

165

A Casa do Povo do Concelho de Óbidos recebeu uma menção honrosa, no valor de vinte e nove mil euros, na 2ª edição do Prémio BPI “La Caixa” – categoria Infância. Esta distinção foi anunciada, publicamente, no passado 30 de Julho, pela apresentação do projeto “Formar pais ao domicílio”.

Trata-se de um programa que consiste em “criar um serviço especializado e individualizado de apoio e aconselhamento ao domicílio, utilizando estratégias para fomentar a parentalidade positiva, procurando intervir em termos preventivos junto das famílias”.

Os Prémios inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação “La Caixa”, entidade que desde 2018 impulsiona iniciativas de caráter social, científico e cultural. No total são cinco os Prémios BPI” La Caixa”, no valor de 3,75 milhões de euros, atribuídos anualmente a fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

No grupo Infância, para além da Casa do Povo do Concelho de Óbidos, em 2020, foram vencedores mais 30 projetos de vários pontos do País. No total são 750 mil euros para apoiar 31 programas que fomentem o desenvolvimento integral e a saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como o reforço de competências parentais.

Os projetos distinguidos revelam várias respostas sociais, ainda mais “urgentes” dado o agravamento do contexto social provocado pela crise pandémica, onde se incluem: promoção do sucesso escolar, desenvolvimento de competências comportamentais e digitais, atividades extracurriculares, capacitação parental e de todo o agregado familiar, terapias de desenvolvimento precoce e incentivo à leitura, entre outros.

A presidir o Júri deste prémio pela segunda vez, o Professor António Barreto enalteceu “o trabalho das instituições premiadas, desenvolvido em condições ainda mais difíceis devido aos diferentes condicionalismos provocados pela crise da pandemia Covid-19”.

No total, nesta 2ª edição, as 146 candidaturas foram avaliadas tendo em conta os critérios de Qualidade, Sustentabilidade e Relevância dos projetos. O Júri analisou e selecionou os projetos que considerou terem maior impacto social.

Cartaz

Fonte: Vídeo SIC 2020