Mercado Medieval de Óbidos regressa em 2021

Celebrações simbólica

163

Em 2002, Óbidos viu nascer o Mercado Medieval. Desde esse tempo que todos os anos cresceu e mudou. No ano de 2020 o Mercado Medieval de Óbidos celebraria 18 anos; 18 anos que marcaram a vida das Associações do Concelho, da Vila e de todos quantos por cá passaram. A importância de um evento como o Mercado Medieval de Óbidos, para a comunidade que lhe dá vida, é tão grande que a empresa municipal Óbidos Criativa e a Câmara Municipal de Óbidos não quiseram deixar de assinalar a maioridade deste evento, com um conjunto de ações, desenvolvidas sobre o tema da Idade Média.

Porque o Mundo atravessa a pandemia da COVID-19, a impossibilidade de realizar o Mercado nos moldes habituais, levou a que Óbidos se reinventasse, uma vez mais, e criasse um “Roteiro Medieval” repleto de memórias, agregando experiências com sentimentos e proporcionando aos visitantes um verdadeiro “mergulho na história”. De forma simbólica, a data que seria da inauguração da grande festa da Vila foi assinalada com a projeção de um vídeo retrospetivo do Mercado, momento que trouxe recordações a todos os representantes de associações que estiveram presentes e a vontade de fazer mais e melhor já no próximo ano. Foram também organizadas arruadas com música, teatro e dança que percorreram as ruas de Óbidos deixando um rasto medieval. Organizou-se ainda um webinar dedicado à “Peste Negra em Portugal” – momento ideal para conhecer aquela que ficou conhecida na história como sendo, provavelmente, a maior pandemia da Idade Média e fazer paralelismos com a atualidade.

Na última noite levou-se a cabo uma atividade à qual se deu o nome: ad purgandum Obidos e assim se expulsou a “peste” do Mercado de 2020 para em 2021 voltarmos a estar todos juntos nesta verdadeira viagem no tempo.

Convosco e à vossa espera em 2021.