O Município de Óbidos e o RCB – Rotary Club do Bombarral assinaram, no passado dia 11 de Agosto, um protocolo de cooperação com vista à aquisição de equipamento para instalação, no Complexo Desportivo Municipal, de um Centro Terapêutico e de Recuperação, composto por Sala Snoezelen e Circuito de mini-golfe adaptado.
Este Centro poderá ser utilizado por toda a comunidade, estando maioritariamente direcionado para crianças com necessidades educativas especiais, jovens portadores de deficiência ou idosos com patologias identificadas.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença por parte da Câmara Municipal de Óbidos, do Presidente Humberto Marques, vereadora Margarida Reis e do vereador José Pereira. Em representação do RCB – Rotary Club do Bombarral, o Presidente Adolfo Pereira e a coordenadora do projeto, Mafalda Conceição e Silva. Em representação do Rotary Club da Moita, clube parceiro neste projeto, esteve o Governador do Distrito Rotário 1960 em 2017/2018, Afonso Malho.
Considerando que era intenção do Município construir uma sala Snoezelen (um espaço de estimulação multissensorial) uma vez que existe a necessidade de responder às necessidades e bem-estar de todas as pessoas, nomeadamente aquelas que dado ao nível elevado de dependência e deficiência, necessitam de complementos à fisioterapia, terapia ocupacional tradicional, para que possam ter maior qualidade de vida, Humberto Marques “enalteceu a responsabilidade social que está no ADN da organização, nomeadamente na prossecução junto da sociedade civil de um conjunto de valores como a solidariedade e cooperação”.
“A instalação deste equipamento de inclusão, inovação, inspiração, resulta de um espaço F, um espaço de felicidade. Um equipamento de enorme necessidade, para um conjunto de famílias. Na nossa estratégia de quatro anos colocámos a existência de um espaço F, que deve servir as pessoas com necessidades mais especiais, mas não só. Devemos estar todos felizes por esta «conquista». É muito importante ter uma visão clara e determinada para um concelho ou região, como política pública, porque quando não há dinheiro existe boa vontade, como este tipo de parcerias”, sublinhou o autarca.
Segundo Adolfo Pereira, Presidente do RCB “a mudança que houve em Óbidos, há alguns atrás, não só com a realização de eventos, mas de outras iniciativas, por parte do Executivo, fez com que as pessoas acreditassem que era possível fazer mais e diferente”
Os Rotários acreditam que o seu papel passa pela concretização de projetos como estes agradecendo ao Município de Óbidos a parceria para a sua prossecução, parabenizando a sua estratégia de valorização da sua comunidade.
Note-se que Óbidos tem vindo a afirmar-se na senda nacional e internacional com novas agendas, todas elas com denominadores em comum: Criatividade, Identidade, Inovação, Desenvolvimento e Demonstração. A criação do Pelouro da “Saúde e Bem Estar” assume uma agenda de e para as pessoas, potenciando às populações de forma participada e inclusiva, estilos de vida mais saudáveis procurando intervir sobre programas que favoreçam a adoção responsável de estilos de vida mais saudáveis, adequados ao ciclo de vida (infância, idade adulta, envelhecimento) e à condição física e psíquica dos indivíduos. Este processo de capacitação das pessoas e das comunidades constitui um desafio para todos.