“Driblo Ginja” Arte Urbana na Freguesia de Amoreira

No âmbito do plano de requalificação do Parque do Rio

1392

Com base na estratégia Municipal, que visa a reabilitação de espaços desportivos, a Junta de Freguesia da Amoreira deu início ao plano de requalificação do “Parque do Rio”, no passado mês de Julho, com o objetivo de melhorar as condições para quem gosta de usufruir deste espaço ao ar livre.

Este parque tem bastante movimento e é frequentado por diferentes escalões etários da localidade, assim como visitantes externos à freguesia e tem ao dispor da população vários equipamentos, para a prática de diferentes modalidades de desporto e bem-estar.

Este processo de requalificação tem diferentes fases, inicialmente com a aquisição e instalação de mobiliário urbano, assim como melhoramentos na área do parque infantil e nos vários espaços desportivos. Está a realizar neste momento, os procedimentos para instalação de luz no espaço e sistema de rega subterrâneo.

É neste âmbito que Vanessa Rolim, presidente da Junta de Amoreira, aposta com o seu executivo, numa intervenção de Arte Urbana, no campo de basquetebol. O projeto intitulado “Driblo Ginja”, está a cargo de uma equipa de trabalho da qual fazem parte a artista Elisabeth Rocha e as designers Gráficas, Daniela Fortunato e Flávia Martins.

As jovens designers apostaram na criação de uma proposta com um grafismo geométrico mais plano e uma paleta de cores fortes para atribuir maior impacto visual, mesmo para quem está a jogar basquetebol. Esta obra, tem um conceito associado à freguesia e a um fruto de referência, que está incorporado na pintura, uma fusão de elementos, onde podemos observar a “Ginja” e elementos associados ao basquetebol, como bolas de basquetebol e uma mão a “driblar a bola” comunicando desta forma diversão, movimento, energia e equilíbrio.

Press Release (pdf)