Certificação mundial única para a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Reconhecimento TedQual é válido por dois anos

1020

A Rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo (OMT), a primeira que a organização atribui a nível mundial a uma rede de escolas com estas caraterísticas. Recorde-se que a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha e Óbidos, situada no coração da Região Oeste de Portugal, foi classificada como uma prioridade para a diversificação e a criatividade do setor. Integra a Rede de Escolas do Turismo de Portugal desde 2006.

“Esta certificação é válida por dois anos e tem como principal objetivo, além de reconhecer a qualidade da formação proporcionada pelas Escolas do Turismo de Portugal, promover a melhoria contínua da formação e investigação em turismo, definindo um “standard” de critérios que garantem a qualidade dos projetos educativos das 12 escolas que constituem a Rede Escolar do Turismo de Portugal”, lê-se num comunicado do Turismo de Portugal.

Para os responsáveis deste organismo público, “reconhecimento nacional e internacional, acesso a um conjunto significativo de estudos e informação especializada, integrar uma rede mundial de instituições de ensino e formação em turismo, acesso a projetos de formação, cooperação e desenvolvimento internacionalmente reconhecidos quer para alunos, quer para docentes e equipas diretivas, são algumas das múltiplas e variadas vantagens desta certificação”.

Segundo o Turismo de Portugal, “o processo iniciou-se em Setembro de 2019 com os necessários procedimentos de autoavaliação, sendo posteriormente avaliado pelos peritos da OMT através de auditorias presenciais que incidiram sobre três cursos lecionados em todas as escolas da rede – Gestão e Produção de Cozinha, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão Hoteleira de Alojamento”.

“A auditoria realizada pela OMT analisou, com especial detalhe, cinco áreas: a coerência do plano de estudos, as condições pedagógicas (incluindo metodologias e infraestruturas), a gestão da Rede e das Escolas que a compõem, o corpo docente e a adequabilidade do programa de estudos às necessidades e perspetivas futuras do setor”, explica o referido comunicado.

O Turismo de Portugal recorda que estão abertas, até ao dia 11 de Setembro, as candidaturas em 2.ª fase (destinada a preencher vagas em aberto) para alguns dos cursos das Escolas do Turismo de Portugal.

Para o ano letivo de 2020/2021 o processo de recrutamento de alunos é feito exclusivamente “online” e gratuito para alunos nacionais e estrangeiros – https://escolas.turismodeportugal.pt/