Óbidos Parque avalia projetos e apoia vencedor da 4ª edição do programa Tourism Explorers

Região Oeste

102

Estão abertas até dia 07 de outubro, em tourismexplorers.pt, as candidaturas à 4ª edição do Tourism Explorers, programa de criação e aceleração de startups de Turismo que, este ano, será focado nos desafios que a pandemia trouxe ao setor.
O programa arranca a 21 de outubro, a participação é gratuita, e conta com o apoio do Óbidos Parque na fase de avaliação dos projetos e de incubação do projeto vencedor (através da oferta de um espaço de trabalho por um período de seis meses).

“O setor do Turismo é um setor fundamental para a nossa economia e de importância vital também para a região onde estamos inseridos”, refere Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos. “É por isso que, e em conjunto com as agrotecnologias e com as tecnologias para a Educação, o Turismo, na sua dimensão digital, tem sido uma área de atuação preferencial para nós. É essencial trabalhar estes setores de uma outra forma – porque a realidade também é hoje diferente -, estimulando e apoiando quem tem ideias, quem tem projetos e, acima de tudo, quem tem vontade de criar e de olhar o futuro”.

Este é o quarto ano consecutivo que o Tourism Explorers chega à região Oeste, uma vez mais em parceria com o Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha.

“O Turismo foi uma das áreas mais castigadas” pela pandemia, “mas também uma das que continua com enorme potencial. Os ativos do Turismo continuam todos cá: as pessoas, os monumentos, o clima extraordinário, a cultura e as histórias”, diz António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups, citado numa nota à imprensa.

António Lucena de Faria afirma que os turistas irão voltar e, por isso, é necessário “ensinar e ajudar as pessoas que querem criar os seus negócios empreendedores” no setor do Turismo.

Dividido em Ideação e Aceleração, o Tourism Explorers vai decorrer, em simultâneo (através de live streaming), nas cidades de Caldas da Rainha, Aveiro, Beja, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lagoa (São Miguel), Lisboa, Setúbal, Porto e Viseu.
Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter a oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.

A Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, volta assim a apoiar os participantes a:
- Criar novos negócios de sucesso – Definir a melhor estratégia para o seu negócio
- Adaptar o seu negócio a uma nova realidade – Aceder a uma rede única de mentores nacionais, parceiros especialistas no setor, potenciais clientes e investidores.
Lançado em 2017, o Tourism Explorers já envolveu mais de 730 empreendedores, espalhados por 17 cidades, e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 290 startups.
A West Side Stories, a Glamping Lagoon e a Ocean Zipline são alguns dos exemplos de startups de sucesso que já participaram neste programa, nas Caldas da Rainha.
Timeline:
- Período de Candidaturas – de 21 de julho a 07 de outubro – Programa de Ideação – 21, 22 e 23 de outubro – Programa de Aceleração – de 03 a 26 de novembro – Grande Final Nacional – 03 de dezembro

Mais infos em tourismexplorers.pt.

Press Release (pdf)