Valorsul entrega 94 mil euros para ajuda social

Com a reciclagem, "Toneladas de Ajuda" chegam a mais de 60 instituições

116

Em 2018 teve início a campanha “Toneladas de Ajuda”. A Valorsul abriu as portas dos seus centros de triagem e ecocentros para receber materiais recicláveis das instituições e, como contrapartida, passou a ajudar financeiramente as associações participantes.

Estão inscritas mais de 60 instituições nesta campanha e, desde o seu arranque, a ajuda financeira da “Tonelada de Ajuda” já ultrapassou os 94 mil euros, conseguindo enviar para reciclar cerca de 475 toneladas de materiais entregues pelas instituições. A Valorsul uniu assim a sua missão ambiental à missão social destas instituições. Todas as instituições sem fins lucrativos interessadas em participar na campanha “Toneladas de Ajuda” podem contactar a Valorsul e qualquer pessoa ou empresa pode contribuir para ajudar através da entrega de materiais recicláveis para esta campanha.

No primeiro semestre de 2020, a campanha Toneladas de Ajuda angariou 138 toneladas de material reciclável, um resultado acima do esperado, considerando que as entregas estiveram suspensas durante o estado de emergência, devido à pandemia COVID-19. Foram entregues 2 toneladas de vidro, 87 toneladas de papel&cartão e 49 de plástico&metal por 53 instituições. Como contrapartida financeira, a Valorsul entregou 25 mil euros em função das quantidades entregues.

Sobre a Valorsul
A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta para a rede elétrica 2% dos consumos domésticos nacionais.