“Pretendemos integrar todo o concelho e dar a conhecer as suas potencialidades”

Apresentação da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Óbidos

878

Foi apresentada ontem, 12 de Outubro, a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Óbidos, no auditório municipal da Casa da Música. Assim que estiver terminada, esta rede terá, ao todo, 20 percursos, num total de 120 quilómetros, pelas sete Freguesias do concelho.

Segundo Margarida Reis, vereadora com os pelouros do Desporto e Saúde e Bem-Estar, “este projecto teve início em 2018 e é fruto de um trabalho e de um estudo bastante alargados”. “Esta rede tem sempre em vista o programa municipal ‘Óbidos +Activo”, explicou a autarca, acrescentando que se pretende “integrar todo o concelho de Óbidos e dar a conhecer a todas as pessoas as suas potencialidades naturais, patrimoniais, culturais, sócio-económicas e turísticas”. “A valorização e a dinamização da prática de actividade física, quer seja de lazer, quer seja por turismo, está sempre na base deste projecto”, concluiu Margarida Reis.

Por seu lado, José Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirmou que esta rede municipal de percursos pedestres “é uma oportunidade que estamos a dar às pessoas” de conhecer o concelho, sublinhando que se está “a fazer a junção de diversas realidades, como a valorização do território, a nossa identidade e a nossa história”. “Temos um território com muitos valores que podemos mostrar a quem nos visita”, declarou o autarca, explicando que manter esta rede “é um processo da responsabilidade de todos”. “O desafio de mantermos e preservarmos estes percursos [em bom estado] é muito grande”, disse.

Por esta razão, nesta cerimónia, foi celebrado um protocolo com todas as Juntas de Freguesia do concelho que, conjuntamente com a Câmara Municipal de Óbidos, ficam responsáveis pela manutenção e conservação dos diversos trilhos que passem pelos seus territórios.

A apresentação da rede contou ainda com a presença do representante da Federação de Campismo e Montanhismo, Ruben Jordão, que afirmou que “o projecto é ambicioso e muito abrangente”. “É muito importante integrar todo o concelho, assim como enaltecer as suas características”, disse o responsável, considerando que “este é um grande passo de proximidade entre a Federação e o Município, que, conjuntamente, podem desenvolver várias actividades”.

Até à data estão já marcados 6 dos 20 percursos programados. Até meados de 2022, todo o concelho estará ligado através de ecovias, percursos pedestres, cicláveis, acessíveis e rotas temáticas. Esta rede possibilita a interligação das localidades a locais como a lagoa de Óbidos, albufeira do Arnóia, planalto das Cesaredas, parque da vila, complexo desportivo, parque tecnológico, centros históricos e os inúmeros locais de interesse das freguesias, numa lógica de dinamização da prática desportiva e de lazer e do turismo de natureza e de experiências.

Os percursos, assim como as suas características técnicas, estão disponíveis em desdobráveis individuais, no Posto de Turismo de Óbidos, ou em www.obidos.pt, no botão ‘Percursos Pedestres’.

Press Release (pdf)