Óbidos participa no Encontro Mundial das Cidades Criativas da Literatura da UNESCO

Encontro realizou-se entre 21 e 25 de Setembro de 2020

126

O Encontro Mundial das Cidades Criativas da Literatura da UNESCO, que estava previsto realizar-se este ano em Praga, República Checa, decorreu, pela primeira vez, de forma online.

O cluster da Literatura da UNESCO reúne 39 cidades em 6 continentes. A designação reconhece a excelência, apelando às cidades para estimular a criatividade, apoiar a liberdade de expressão e garantir que a literatura alcance um público tão amplo e diverso quanto possível. Os líderes culturais de 39 cidades encontraram-se digitalmente para a primeira reunião online da rede, via Zoom, organizada pela cidade de Praga.

Este encontro representou uma importante oportunidade para inspirar novos projetos e fomentar a cooperação internacional. Os delegados partilharam conhecimento, projetos inovadores, boas práticas e experiências. As sessões de trabalho abordaram temas importantes da atualidade como a pandemia e a forma como as cidades se tornaram mais resilientes e criativas, assim como instrumentos de apoio para a comunidade literária ou de que forma se adaptaram os programas de residências, entre outros. Foram também apresentados e debatidos projetos para o futuro assim como o novo site conjunto: https://www.citiesoflit.com/

Estes encontros anuais da Rede são excelentes plataformas para conversas inspiradoras e estratégicas durante as quais os representantes das cidades se unem em projetos e programas globais que visam melhorar a qualidade de vida das suas comunidades e contribuir para o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza, assegurar um acesso equitativo à educação, igualdade de géneros, segurança e bem-estar, entre outros.

Óbidos fez-se representar por Paula Maria Ganhão e Carla Sousa Pinho, Técnicas do Município que integram a equipa de gestão da designação de Óbidos como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.