Município de Óbidos reconhecido com o Selo “Comunidade Pró-Envelhecimento 2020/2021”

Atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

359

No passado dia 1 de Outubro o Município de Óbidos foi reconhecido com o Selo “Comunidade Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Esta iniciativa é um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a sustentabilidade do sistema social e económico, através do investimento no enorme e rico capital humano que possuímos.

Foi concedido este título às comunidades que apresentaram políticas, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

A candidatura foi realizada no início do ano, no âmbito do programa Óbidos +Ativo, pela psicóloga do Município de Óbidos, Joana Duarte, e, atendendo à atual situação que vivemos, torna-se ainda mais premente este tipo de iniciativa, uma vez que reforça a necessidade de se perspectivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objecto de construirmos uma sociedade mais coesa, equitativa, inclusiva e saudável.

São vários os programas a que o Município de Óbidos fez referência nesta candidatura, entre eles: Academia Sénior de Saúde e Bem-Estar; Freguesias em Movimento, Atividade Física para todos… estes programas prevêem uma importante mudança de paradigma na saúde.

“O Município de Óbidos procura, através das suas políticas e programas, proporcionar um envelhecimento aos seus cidadãos com bem-estar e saúde”, afirma a vereadora Margarida Reis. Segundo a autarca com o pelouro da Saúde e Bem-Estar, “desta forma as pessoas sentem-se mais felizes e tornam-se mais independentes”. “Os benefícios são evidentes, tanto na aptidão física como na esfera psicológica”, conclui.