Autarquia de Óbidos apresenta programa Inclusivo

Formação dirigida a professores de educação especial

445

A equipa do Programa Óbidos +Ativo, composta por técnicos de nutrição e psicologia, participou, dia 21 de Outubro, na Escola Básica de Santo Onofre, Caldas da Rainha, numa formação dirigida a professores de educação especial, que teve como tema “Os Centros de Recursos para as Tecnologias da Informação e Comunicação (CRTIC): Para uma literacia tecnológica inclusiva”, no âmbito do Centro de Formação de Associação de Escolas Centro Oeste (CFAE-Centro Oeste).

No painel atribuído ao Município de Óbidos, e intitulado “As autarquias e a Escola Inclusiva”, a vereadora Margarida Reis deu a conhecer os vários projetos e boas práticas desenvolvidas pelo Pelouro da Saúde e Bem-Estar, de âmbito inclusivo.

Foi referido o papel da autarquia de Óbidos, com um programa diferenciado (desporto, saúde e nutrição), destinado a toda a população, com apoio em várias áreas, tendo por base a promoção da saúde.

“O Município de Óbidos preocupa-se com a integração e inclusão de todas as pessoas, tendo em vista o desenvolvimento das condutas psicomotoras, afetivas , cognitivas e físicas” explica a autarca, acrescentando que, “proporcionar experiências inigualáveis de novas emoções e desafios, é uma prioridade na nossa intervenção”.

No final, foram apresentadas dinâmicas e jogos construídos pelos técnicos do Município e que poderão ser utilizados para trabalhar com crianças e jovens, sobre temas como a alimentação saudável, ou as emoções.