ModaLisboa: obidense Rafael Ferreira é finalista na categoria “Sangue Novo”

Jovem criador apresentou a sua coleção “YOU STILL THERE?”

387

O estilista Rafael Ferreira, natural de Óbidos, passou à próxima fase do concurso de jovens criadores da ModaLisboa, na categoria “Sangue Novo”, com a sua coleção “YOU STILL THERE?”, que espelha o panorama atual do Mundo, os novos constrangimentos, os novos receios e o novo quotidiano.

Entretanto, a convite do Espaço Ó, irá desenvolver a sua coleção em Óbidos. Para além disso, já está a preparar o desenvolvimento de um projeto que irá ser anunciado no futuro, que envolverá a comunidade Obidense.

Voltando ao “Sangue Novo” há semelhança do ano passado, foram apresentadas propostas de dez designers, para serem escolhidos cinco finalistas que vão apresentar uma nova coleção na edição de Março do evento. Só aí se sabe quem fica em primeiro lugar da competição.

Devido à Pandemia Covid-19, a ModaLisboa sofreu várias alterações, nomeadamente com a transmissão nas redes sociais. E foi precisamente o que aconteceu com a apresentação do “Sangue Novo” no passado dia 10 de Outubro.

Os 5 designers selecionados para a final são Andreia Reimão, Ari Paiva, ARNDES, Fora de Jogo e Rafael Ferreira. Todos os criadores a concurso mostraram as suas cinco propostas através de um vídeo pré-gravado e que estava a ser transmitido via livestreaming, no Parque Eduardo VII, através de uma projeção numa tela gigante.

Em primeiro lugar, foi divulgado o prémio Feeting Room, que irá valer ao projeto Bolota studio a venda das suas peças em lojas de Lisboa e Porto.

Foi criado um prémio do público, pela primeira vez. Durante o livestreaming das dez apresentações, o público votou online no seu concorrente favorito. Pilar do Rio recebeu 1500€.

Rafael Ferreira nasceu em Óbidos e atualmente vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, estagia com a designer Constança Entrudo em 2018, colaborando no desenvolvimento da coleção SS19. Em Junho de 2019, apresenta a coleção coletiva de final de licenciatura, “Collison”, nas Carpintarias São Lázaro. Em Setembro do mesmo ano, integra a equipa da marca Constança Entrudo, como designer assistente.