Workshop sobre boas práticas no Turismo de Natureza, online e presencial

Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos

89

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos vai organizar, nos próximos dias 31 de Outubro, das 17h às 19h, online, e 1 de Novembro, das 9 às 13 horas, presencial, um workshop sobre boas práticas no turismo de natureza.

Este workshop pretende fornecer aos participantes as bases fundamentais para a boa prática de atividades de turismo de natureza em Portugal e estimular o interesse pela ornitologia e desenvolver a realização de observação/fotografia de aves na Lagoa de Óbidos de uma forma prática, dinâmica e sustentável.

Para isso, serão abordados em primeiro lugar vários temas relacionados com conhecimentos básicos sobre o turismo de natureza em Portugal, como se tem desenvolvido, a sua diversidade de atividades, importância e principais problemas relacionados. Em seguida, e sendo Portugal um país privilegiado para a prática de observação/fotografia de aves, será realizada uma breve descrição da diversidade de aves e do tipo de observadores/fotógrafos em Portugal para conhecer e identificar os principais grupos que ocorrem na Lagoa de Óbidos e destacar a importância e as características desta atividade bem como as condições e equipamentos necessários. Por último serão apresentadas as principais boas práticas para a realização de atividades de turismo de natureza contribuindo para a conservação da natureza.

A componente prática deste workshop é composta por um passeio pedestre para observação/fotografia e identificação de aves, aplicando todos os conhecimentos teóricos adquiridos.

Formadores
Bruno Herlander Martins, Mestre em Biologia da Conservação pela FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorando em Biodiversidade, Genética e Evolução na FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e na ENV UEA – Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia.

Carlos Pacheco, Licenciado em Biologia, com Mestrado em Ecologia pela Universidade de Coimbra. Especializou-se na ecologia, biologia e conservação de diversas espécies de avifauna ameaçadas, tendo como área de atividade principal a conservação de espécies ameaçadas e a gestão de sistemas biológicos.

PROGRAMA
Componente teórica, online via plataforma Zoom.
Sábado 31/10/2020 | das 17h às 19h
Receção dos participantes e apresentação de entidades;
Introdução ao turismo de natureza em Portugal: características gerais, diversidade de atividades, importância e principais problemas;
Turismo de observação/fotografia de aves: Portugal em geral e região Oeste em particular como destino para observação/fotografia de aves, diversidade de aves em Portugal, observadores/fotógrafos de aves em Portugal, locais de observação/fotografia, condições e características de uma atividade de observação/fotografia de aves;
Equipamentos e técnicas para observação/fotografia de aves: recomendações sobre as características do equipamento essencial para a observação/fotografia de aves e principais técnicas para identificação de aves;
Compatibilização do turismo com a conservação da natureza: código de conduta.

Componente Prática, com saída de campo na Lagoa de Óbidos.
Domingo 01/11/2020 | das 9h às 13h
Aplicação de boas práticas na observação/fotografia e identificação de aves em percursos e pontos de interesse ao longo da Lagoa de Óbidos.

INSCRIÇÃO GRATUITA E OBRIGATÓRIA até dia 29 de Outubro, limitada a 8 participantes. Formulário de inscrição (link).

Informação: Metade das vagas estão reservadas a agentes de animação turística na Lagoa de Óbidos.

Para informações contactar geral@lpn.pt | 217 780 097

Formulário de inscrição (link)
Cartaz