Óbidos integra a exposição de fotografia no âmbito da Rede Cultura 2027

“Identidade Territorial – Imaginário Visual da Região” no mimo, em Leiria

886

Inaugurada no dia 23 de Outubro no mimo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, trata-se de uma mostra de imagens simbólicas do legado histórico, social e patrimonial dos 26 municípios parceiros da Rede Cultura 2027, onde se inclui o concelho de Óbidos.

Nesta mostra, Óbidos conta com a participação do projeto “Memórias Fotográficas do Vau”, cujos responsáveis cederam as 4 fotografias antigas, editadas por Pedro Pinto Basto. As fotografias retratam uma mariscada na Lagoa de Óbidos (1965); um grupo de vindimadores (1961); o transporte de crianças em cestos (1955), e apanha do limo (1961).

Integrando a amostra de Óbidos contemplamos ainda uma fotografia contemporânea da fotógrafa obidense, Verónica Paulo, e que nos remete para o tema das vindimas, bem como um galricho, isto é, uma rede para apanhar peixe miúdo utilizado na Lagoa de Óbidos, cedido pela Junta de Freguesia do Vau.

A participação nesta iniciativa vem na sequência da adesão do Município de Óbidos à Rede Cultura 2027 – Leiria Capital da Cultura, mediante protocolo de cooperação e desenvolvimento cultural, com o intuito de apresentação de uma candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A mostra é aberta a todo o público interessado e obedece às normas de segurança da Direção-Geral da Saúde. Está aberta ao público todos os dias, das 09h30 às 17h30, tendo um custo de €2,10 euros por pessoa.

Cartaz
Fotos antigas (pdf)