Os utilizadores da Jetcost elegeram, recentemente, os castelos mais impressionantes da Europa dos quais três são portugueses, nomeadamente o Castelo de Óbidos, a Torre de Belém e o Castelo de Guimarães.
A Jetcost é uma plataforma europeia de “metasearch”, líder no setor de viagens, onde as pessoas podem encontrar – sempre de forma gratuita – as melhores soluções para as suas deslocações.
Além do Castelo de Óbidos, “transformado num dos pequenos hotéis mais românticos de Portugal”, a agência menciona, igualmente, a Torre de Belém, elogiada “pela vista deslumbrante sobre o amplo estuário do Tejo e da parte ocidental da cidade de Lisboa” (que tecnicamente não é um castelo, mas cujo interior «merece uma visita para a subida ao último andar», lê-se em comunicado da Jetcost) e o Castelo de Guimarães, “considerado, tal como Óbidos, uma das Sete Maravilhas de Portugal”.
A lista completa, partilhada pela própria Jetcost, inclui 20 castelos e Espanha é o país com maior número de referências, cinco ao todo: Castelo Bellver, Alcazar de Segóvia, Castelo de Belmonte, Castelo de Peñíscola e Alhambra de Granada.
Seguem-se três castelos em Itália (Castelo de Sirmione, Castelo Sant’Angelo e Castelo Miramare), os três de Portugal e os restantes espalhados pelo Reino Unido (Castelo de Edimburgo), Eslováquia (Castelo de Bojnice), Eslovénia (Castelo Predjama), França (Castelo Chambord), Roménia (Bran Castle), Alemanha (Castelo de Neuschwanstein), Polónia (Castelo de Malbork), Lituânia (Castelo Trakai) e Dinamarca (Castelo de Kronborg).