Projeto “aGuardada – Oficina da Castanha” no Espaço Ó

Novo projeto ATIVA-TE

110

O Espaço Ó – Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, lançou, com o apoio do Município de Óbidos, simbolicamente no dia de S. Martinho – no passado dia 11 de Novembro – mais um projeto ao abrigo do programa ATIVA-TE. A cargo do empreendedor Luís Menoita Henriques, produtor de castanhas na Guarda e residente em Óbidos, o projeto e marca têm como nome “aGuardada – Oficina da Castanha”.

A apresentação decorreu ao anoitecer no Jardim do Espaço Ó – Óbidos, em volta da fogueira e do assador tradicional, e contou com uma encenação da dupla “As Contadeiras”, de Leonor Pintos e Marta Machado, que contaram, num tom divertido e pedagógico, algumas histórias onde a castanha e o castanheiro assumiam o papel principal.

Segundo Luís Henriques, “trata-se de um projeto genuíno que pretende trazer tradições e costumes que se vão perdendo no tempo, através das Contadeiras e da lareira em que a fogueira era o centro das casas antigas da Beira, e era à beira da lareira que se assavam as castanhas e aí contavam-se histórias e saberes dos mais antigos para nós”.

Estabelece-se assim uma ponte de saberes e sabores entre a Guarda e Óbidos, segundo o mesmo, “da mais Alta à mais Bela”.

Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, sendo responsável pela área da Saúde e Bem Estar, referiu que “é fundamental conhecer e apresentar o potencial da castanha pois é uma adição bastante enriquecedora na alimentação”. Propõe esse desafio ao Luís de mostrar à comunidade as várias maneiras de confecionar e apresentar a Castanha na gastronomia local.

Segundo Ricardo Duque, presidente do Espaço Ó, este é um projeto da valorização da castanha, que “não se resume só à castanha assada, mas sim à valorização da mesma e do castanheiro. É uma ideia sustentável e com tradição que vai de encontro com a missão do Espaço Ó”. Acrescenta, ainda, que “o programa pretende igualmente no futuro ter um conjunto de iniciativas que envolva a comunidade, para que se possa mostrar a versatilidade e alguns derivados deste fruto assim como recriar algumas tradições”.

Poderá encontrar a “aGuardada” no Jardim do Espaço Ó de segunda a sexta-feira das 16h00 às 19h00 e de sábado a domingo das 10h00 às 19h00.

geral@espaco-o.com | 917396203